X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Frente fria derruba as temperaturas no sul do Brasil; confira a previsão


Ouvir

Escute essa reportagem

O chegada de uma frente fria mais intensa sobre o Rio Grande do Sul vai ocasionar em uma queda acentuada das temperaturas e diminuir a possibilidade de chuva durante este início de semana em praticamente todo o Estado gaúcho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, em algumas localidades a Defesa Civil do Estado ainda alerta para o risco de inundações severas.

No domingo, 12, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta apontando que os rios Caí e Taquari, no interior do Estado, que já estão em cota de inundação, apresentarão elevação significativa de seus níveis até esta segunda-feira, 13.

Até o momento, segundo o último balanço, o pior desastre climático do Estado já provocou 147 mortes. Ao menos 127 pessoas estão desaparecidas. Entre desalojados e pessoas em abrigos já são mais de 619 mil. Mais de 2,1 milhões de pessoas já foram afetadas pelas chuvas. Ao todo, 76.470 pessoas e 10.814 foram resgatados.

Nesta segunda-feira, o período da tarde será de bastante frio em parte do Rio Grande do Sul. "Em algumas localidades, a temperatura não irá passar dos 13°C, como em pontos da campanha e da serra. Em Porto Alegre e região metropolitana, as máximas não passam de 18ºC", projeta o Inmet.

Na terça-feira, 14, as temperaturas tendem a baixar mais podendo chegar a 3°C e 4°C na região da campanha e serra gaúcha. A previsão indica ainda a possibilidade de geada, especialmente nas áreas de fronteira com o Uruguai. Neste dia, as máximas em alguns municípios da serra gaúcha não irão passar dos 10°C.

Na quarta-feira, 15, por sua vez, o ar frio e seco ganha força e o amanhecer do dia pode ter mínima de 0°C a 1°C, com possibilidade de geada moderada a forte em alguns pontos. "Na região da campanha e serra do sudeste, as mínimas ficarão em torno dos 2°C. O período da tarde será de temperaturas baixas na maior parte do Estado", alerta o Inmet.

"A maioria dos gaúchos vai poder contar com o sol até a quarta-feira, mas com a entrada do ar polar vai manter a temperatura baixa praticamente o dia todo. Na Grande Porto Alegre, a chuva diminui no decorrer desta segunda-feira. O tempo seco predomina na terça e na quarta-feira. Até lá, o sol estará presente na maior parte do dia. Há previsão de retorno da chuva durante a quinta-feira, 16", acrescenta a Climatempo.

Veja a previsão para Porto Alegre nos próximos dias, segundo a Meteoblue:

- Segunda-feira: entre 13ºC e 18ºC;

- Terça-feira: entre 9ºC e 15ºC;

- Quarta-feira: entre 7ºC e 15ºC;

- Quinta-feira: entre 7ºC e 14ºC;

- Sexta-feira: entre 13ºC e 15ºC.

Alívio do calor na região Sudeste e no MS

O deslocamento de uma frente fria neste começo de semana também vai provocar um enfraquecimento no bloqueio atmosférico - que tem atuado desde o começo do mês sobre boa parte do interior do País, afetando inclusive o Estado de São Paulo. Com o avanço do sistema, a umidade volta aumentar um pouco no litoral, no centro-leste e sul de São Paulo a partir da terça-feira, segundo a Climatempo.

No Rio de Janeiro, o calor também diminui e volta a chover. "A partir de terça-feira, o deslocamento de uma nova frente fria deve provocar uma redução nas altas temperaturas e aumenta a condição para um pouco de chuva. Não há risco de grandes temporais no Estado, mas algumas pancadas podem ocorrer com moderada a forte intensidade de maneira irregular", prevê a empresa de meteorologia.

Em Mato Grosso do Sul, também está prevista uma virada de tempo. "A partir de terça-feira, o deslocamento de uma nova frente fria, deve provocar uma redução nas altas temperaturas e aumenta a condição para um pouco de chuva. Não há risco de grandes temporais no Estado, mas, algumas pancadas podem ocorrer com moderada a forte intensidade de maneira irregular", reforça a Climatempo.

Estado de São Paulo

"Nesta segunda-feira, todo o Estado paulista fica em condição pré-frontal. Não teremos condição de chuva, mas, diferente dos últimos dias, teremos aumento na condição de vento. Algumas rajadas moderadas a forte em torno de 51 a 70 km/h podem acontecer na Grande São Paulo, regiões de Sorocaba, Itapetininga, Limeira, no oeste do estado e no litoral", prevê a empresa de meteorologia. Nas demais regiões, as rajadas podem variar entre 40 a 50 km/h.

A frente fria vai continuar se afastando para alto mar na terça-feira, mas a umidade marítima aumenta a condição de chuva no litoral e na capital paulista.

"A previsão é de um tempo mais fechado e chuvoso no litoral sul e na Baixada Santista, com cerca de 40mm previstos para Santos. Na Grande São Paulo, teremos um pouco de sol, mas aumento na nebulosidade - a chuva pode acontecer a qualquer momento e a temperatura máxima tende a cair mais", afirma a Climatempo.

Não há, no entanto, expectativa de grandes volumes no interior e na região metropolitana de São Paulo, onde os acumulados devem variar entre 5 e 10mm.

Gangorra de temperaturas na cidade de SP

Nesta segunda-feira, o sol brilha forte e faz calor na cidade de São Paulo. Durante a noite, a aproximação de uma frente fria vai favorecer o aumento da nebulosidade, no entanto, não há previsão de chuva, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

A passagem deste sistema muda a direção dos ventos na faixa leste do estado, e por conta disso, a temperatura apresenta declínio entre terça e quarta-feira.

A expectativa é que o friozinho continue até a quarta-feira na cidade de São Paulo, mas, com o retorno do calor na quinta e na sexta-feira, 17. A tendência é de uma nova queda de temperatura para o próximo fim de semana, conforme acrescenta a Climatempo.

Veja a previsão para a capital paulista nos próximos dias, segundo a Meteoblue:

- Segunda-feira: entre 19ºC e 30ºC;

- Terça-feira: entre 17ºC e 21ºC;

- Quarta-feira: entre 16ºC e 18ºC;

- Quinta-feira: entre 16ºC e 27ºC;

- Sexta-feira: entre 18ºC e 30ºC.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: