X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Chuva ficará abaixo da média no Amazonas e acima da média no Sudeste em dezembro

Previsão está em um boletim divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o próximo mês no país. Confira


Ouvir

Escute essa reportagem

Parte do Norte do país, que inclui o oeste do Amazonas, e do Nordeste deverá ter chuva abaixo da média histórica para dezembro. A previsão está em um boletim divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o próximo mês no país, que também aponta a possibilidade de regiões do Sudeste conviverem com volumes de água acima do normal.

Segundo o órgão ligado do Ministério da Agricultura e Pecuária, no geral, o mês será marcado por chuvas mais regulares na parte central do país e continuidade dos volumes no Sul, que tem sofrido com sequência de enchentes e transbordamento de rios.

De acordo com o documento, a tendência é chuvas próximas ou abaixo da climatologia do mês em áreas da região Norte, como o oeste do Amazonas, o leste do Pará e Tocantins, além de grande parte do Nordeste, com volumes previstos inferiores a 200 mm.

Já o leste da região Nordeste ainda estará em seu período seco e é comum que os acumulados de chuva não ultrapassem os 100 mm, afirma o boletim.

Para Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica chuvas acima da média e mais regulares, com volumes que podem superar os 300 mm, em áreas de Mato Grosso, Goiás, centro-sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro.

No norte dos estados de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, as chuvas previstas poderão ser abaixo da média, com volumes inferiores a 200 mm.

Se, por um lado, a chuva acima do esperado no mês que marca o início do verão (a partir de 22 de dezembro) poderá provocar problemas em locais como o Vale do Paraíba, em São Paulo, por outro pode ser um alívio para o entrono do Pantanal, que em sofrido com as queimadas.

"Em grande parte do Brasil central, o retorno gradual das chuvas está sendo importante para a recuperação do armazenamento de água no solo, especialmente em áreas do norte de Mato Grosso e sul de Goiás", afirma o documento.

Em áreas do Matopiba, região que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, os baixos volumes de chuva deverão manter os níveis de água no solo baixos. "Exceto em áreas do sul de Tocantins e extremo sudoeste da Bahia, onde haverá uma ligeira recuperação da umidade no solo", diz o boletim.

No geral, explica o Inmet, a umidade no solo será favorável para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, exceto em áreas do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, bem como no noroeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, onde os níveis de umidade poderão ser mais baixos.

Para a região Sul ainda são esperadas chuvas acima da média no Paraná e em Santa Catarina, com volumes acima de 180 mm.

No centro-sul do Rio Grande do Sul as chuvas devem ser próximas ou ligeiramente abaixo da média.

TERMÔMETROS

Quem esperava algum refresco após oito ondas de calor durante o ano no país vai continuar com suor no corpo, principalmente no Nordeste e no Norte. Segundo o boletim, a previsão indica que as temperaturas deverão ficar acima da média nestas regiões, onde as temperaturas médias podem superar 28ºC.

"A ocorrência de dias consecutivos com chuva sobre o oeste da região Sul, porém, poderá amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 24°C", afirma o texto.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: