X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Caetano Veloso responde questão do Enem que usa músicas suas


Ouvir

Escute essa reportagem

O cantor e compositor Caetano Veloso leu questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado no domingo, 3, cujo enunciado cita duas músicas suas e se arriscou a responder. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira, 4, ele responde que a alternativa correta, entre as cinco possíveis, é a letra A.

O gabarito oficial só vai ser divulgado no dia 20 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem. Correção extra-oficial realizada pelo cursinho pré-vestibular SAS Educação indica que a resposta correta, no entanto, é a C.

Esse é o segundo ano em que o Enem usa músicas de Caetano em suas questões e o artista responde, em vídeos divulgados nas redes sociais.

Esse é o segundo ano em que o Enem usa músicas de Caetano em suas questões e o artista responde, em vídeos divulgados nas redes sociais.

Neste ano, o texto transcrito no enunciado da questão (número 8 na prova branca, 20 na azul, 33 na verde e 45 na amarela) é de autoria da escritora Tati Bernardi, e ela é que cita as músicas Sampa e Qualquer Coisa, de Caetano.

O enunciado diz: "Sempre passo nervoso quando leio minha crônica neste jornal e percebo que escapuliu a palavra 'coisa' em alguma frase. Acontece que 'coisa' está entre as coisas mais deliciosas do mundo. O primeiro banho da minha filha foi embalado pela minha voz dizendo, ao fundo, 'cuidado, ela ainda é uma coisinha tão pequena'. 'Viu só que amor? Nunca vi coisa assim'. O amor que não dá conta de explicação é 'a coisa' em seu esplendor e excelência. 'Alguma coisa acontece no meu coração' é a frase mais bonita que alguém já disse sobre São Paulo. E quando Caetano, citado aqui pela terceira vez pra defender a dimensão poética da coisa, diz 'coisa linda', nós sabemos que nenhuma palavra definiria de forma mais profunda e literária o quão bela e amada uma coisa pode ser. 'Coisar' é verbo de quem está com pressa ou tem lapsos de memória. É pra quando 'mexe qualquer coisa dentro doida'. E que coisa magnífica poder se expressar tal qual Caetano Veloso. Agora chega, porque 'esse papo já tá qualquer coisa' e eu já tô 'pra lá de Marrakech'".

A pergunta é "O recurso utilizado na progressão textual para garantir a unidade temática desta crônica é a:

A) intertextualidade, marcada pela citação de versos de letras de canções

B) metalinguagem, marcada pela referência à escrita de crônicas pela autora

D) conexão, marcada pela presença dos conectores lógicos "quando" e "porque" entre orações

E) pronominalização, marcada pela retomada de "minha filha" e "um namorado ruim" pelos pronomes "ela" e "lo".

Tati Bernardi também divulgou qual resposta considera correta. Após se dizer em dúvida, disse achar que é a letra C.

Para o cursinho pré-vestibular SAS Educação, a resposta certa é letra C, como respondeu Tati Bernardi. A palavra "coisa" e seus cognatos foram repetidas várias vezes.

Alegria, alegria e Anjos Tronchos

No ano passado, o Enem também citou músicas de Caetano Veloso em uma de suas questões, e o artista tentou resolver. Uma questão do exame perguntava o que as letras das canções Alegria, alegria e Anjos Tronchos tinham em comum, "embora oriundas de momentos históricos diferentes".

Na ocasião, primeiro ele disse que considerava todas as alternativas corretas, e em seguida ficou entre a B e a D. O gabarito oficial considerou correta a letra B.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: