X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Belo Horizonte tem dia mais quente em 62 anos. Veja temperatura

Previsão é de que o calor na capital mineira só diminua a partir do fim de semana


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Belo Horizonte tem dia mais quente em 62 anos. Veja temperatura
Uma das explicações para o forte calor na capital mineira é a baixa nebulosidade ocorrida na região nas últimas semanas |  Foto: Divulgação/Defesa Civil de Minas Gerais

A cidade de Belo Horizonte registrou nesta segunda (25) o dia mais quente desde o início das medições de temperatura em 1961. Os termômetros no município chegaram a 38,6°C, segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O recorde de calor anterior é de outubro de 2020, com 38,4°C. Por volta das 15h desta segunda, a Defesa Civil municipal afirmou que a temperatura na cidade era de 37,5°C.

"Tempo muito abafado e seco em Belo Horizonte. Reforcem a hidratação e protejam-se do calor", foi a recomendação publicada nas redes sociais pela pasta. A umidade relativa do ar naquele momento era de 17%. Não há previsão de chuvas.

O meteorologista do Inmet em Belo Horizonte, Claudemir Azevedo, afirma que o calor na capital só diminuirá a partir do fim de semana. "Nesta terça (26) os termômetros seguem na casa dos 38°C", aponta o meteorologista.

A partir de quarta (27), porém, inicia período em que haverá possibilidade de chuvas na capital e região metropolitana, o que tende a reduzir a temperatura. "A expectativa é que no sábado os termômetros desçam para 29°C", afirma Azevedo.

Uma das explicações para o forte calor na capital mineira é a baixa nebulosidade ocorrida na região nas últimas semanas. Um número maior de nuvens neste período de primavera, em que a incidência dos raios solares aumenta, ajuda a amenizar o calor.

Além de Belo Horizonte, a maior parte das capitais do país passa por forte onda de calor.
Com os termômetros nas alturas, a recomendação, além da hidratação sugerida pela Defesa Civil, é o uso de roupas leves e o consumo de comidas menos gordurosas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: