Apagão cibernético afetou parte de check-ins, mas não atingiu controle de tráfego
Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que atrasos são pontuais
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O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) diz que o apagão cibernético global ocorrido na madrugada desta sexta (19) impactou, de forma parcial, sistemas de check-in de algumas companhias aéreas.
"Isto tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil", informa o ministério em nota.
Por outro lado, o MPor destaca que o apagão não afetou o controle de tráfego aéreo do País.
Mais cedo, pelo X (antigo Twitter), o ministro de Portos de Aeroportos, Silvio Costa Filho, divulgou no X (antigo Twitter) que segue monitorando o quadro ao lado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O apagão cibernético atingiu serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. A interrupção nos serviços foi atribuída a uma atualização nos sistemas da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, com impacto na Microsoft.
A Anac também divulgou nota mais cedo, destacando que monitora a situação e está em contato com os operadores aéreos e aeroportuários para avaliar e minimizar eventuais impactos no setor.
"É importante destacar que, em casos de atrasos de voo, cancelamento ou interrupção do serviço, aplicam-se as disposições da Resolução nº 400 da Anac, que trata das condições gerais de transporte aéreo", diz a agência em nota.
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