Aneel determina reforço na distribuição de energia em SP e no Rio após alerta de chuva severa
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu nesta terça-feira, 16, um comunicado às distribuidoras de energia elétrica que atuam nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, determinando o reforço nos planos de contingência para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de eventos climáticos severos para hoje e os próximos dias na região, que pode provocar desligamentos em diversas unidades consumidoras.
A medida ocorre uma semana após o fornecimento de energia em São Paulo colapsar por conta do vendaval que atingiu a cidade e Região Metropolitana. A agência vem sendo pressionada a cumprir com rigor o papel regulador e fiscalizador da Enel.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, têm pedido a intervenção federal na Enel. Tarcísio deve se reunir com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta terça-feira, 16. O governador também promete ir à Justiça contra a empresa após uma série de blecautes na Grande São Paulo.
Mobilização adicional
De acordo com a Aneel, os planos devem contemplar mobilização adicional de equipes treinadas e capacitadas para atuar na recomposição do sistema de distribuição em caso de falhas, além de procedimentos de interlocução com órgãos públicos (Defesa Civil e Corpo de Bombeiros) e autoridades locais.
A agência também pediu que as empresas encaminhem informações preliminares de ocorrências relevantes nos sistemas de distribuição de energia elétrica.
Embora a solicitação tenha caráter preventivo, a Aneel alerta que o descumprimento das orientações poderá resultar em processos de fiscalização e aplicação de sanções.
Frente fria e instabilidade
Em São Paulo, a chuva deve chegar primeiro, se intensificando ao longo do dia, principalmente no litoral, na Grande São Paulo e no leste do estado, segundo a Climatempo.
Nessas áreas, há risco de alagamentos e elevação de córregos. No interior paulista, a previsão também indica pancadas fortes mas com menor duração.
No Rio de Janeiro, a frente fria avança entre a noite de terça e a quarta-feira, aumentando a instabilidade em todo o estado. A expectativa é de chuva volumosa, com maior risco na Região Serrana. Na capital fluminense, os acumulados podem ultrapassar 60 mm, o que eleva a possibilidade de alagamentos e deslizamentos.
Além de SP e RJ, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para áreas do sul e da Zona da Mata de Minas Gerais, onde os volumes de chuva podem chegar a 100 mm por dia.
Comentários