X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Alexandre de Moraes determina prisão de ex-presidente Fernando Collor na Lava Jato

Moraes disse que os recursos apresentados tinham caráter "meramente protelatório" e determinou a prisão com cumprimento imediato da pena


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Alexandre de Moraes determina prisão de ex-presidente Fernando Collor na Lava Jato
Alexandre de Moraes determina prisão de ex-presidente Fernando Collor na Lava Jato |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor após rejeitar recursos contra a condenação a 8 anos e 10 meses de prisão em um desdobramento da Lava Jato.

Moraes disse que os recursos apresentados tinham caráter "meramente protelatório" e determinou a prisão com cumprimento imediato da pena.

O ministro havia pedido ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, para marcar uma sessão em plenário virtual para que assim os ministros analisassem a decisão individualmente. A sessão irá começar às 11h desta sexta (25), com termino às 23h59 do mesmo dia.

Enquanto a sessão não se inicia, a ordem de prisão segue em vigor e pode ser cumprida.

"Após a comunicação do cumprimento do mandado de prisão, nos termos do art. 66, X, da Lei de Execução Penal c/c. art. 13 da Resolução 113 do Conselho Nacional de Justiça, o Juízo da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP/DF) deverá proceder à emissão do ATESTADO DE PENA A CUMPRIR do apenado FERNANDO AFFONSO COLLOR DE MELLO", diz o despacho de Moraes.

Ex-presidente foi condenado em 2023

Fernando Collor foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento a época com 8 votos a 2 contra o ex-presidente.

Na ação penal, derivada da Operação Lava Jato, o ex-presidente e ex-senador é acusado de receber propina de um esquema de corrupção na BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras.

Comprovantes encontrados no escritório do doleiro Alberto Youssef, além de depoimentos de colaboradores da operação, foram usados como elementos de prova na ação contra Collor.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: