X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Agência Espacial Europeia faz brincadeira de 1º de abril e publica foto sobre formato da Terra


Ouvir

Escute essa reportagem

Até mesmo a Agência Espacial Europeia (ESA - European Space Agency) entrou nas brincadeiras de 1º de abril e fezum postem sua conta no X (antigo Twitter) afirmando que novas análises de dados da instituição indicavam que a Terra teria um formato de ovo de Páscoa.

Algumas horas depois, o perfil fez outra publicação em que dizia: "Claro que a Terra não tem formato de ovo de Páscoa. Tecnicamente, não é redonda. Mas definitivamente não é plana".

A postagem esclareceu que o termo correto para definir a forma do planeta é geoide, que lembra uma elipse. Ou seja, é como se houvesse um peso em cima de uma bola que a fizesse se achatar. Ao mesmo tempo, essa elipse tem uma superfície irregular.

O diâmetro do planeta se alarga próximo à Linha do Equador por conta da movimento de rotação da Terra - ao redor do próprio eixo. Entretanto, elipse também não é suficiente para explicar com precisão a forma do planeta, já que conta com desde altas montanhas e depressões oceânicas, o que traz diferenças para sua superfície.

O formato geoide se refere a uma espécie de linha imaginária no nível do mar, que ondula. Usando matemática complexa e leituras de gravidade, os topógrafos estendem essa linha imaginária também para os continentes. Isso ajuda a compreender melhor as correntes do oceano e a monitorar mudanças no nível do mar. Além disso, esse formato é usado como referência para construção e nivelamento.

O formato de geoide e a gravidade

As diferenças gravitacionais moldam diferentes níveis do oceano e, caso não houvesse correntes ou marés, o mar teria aspecto ondulado, conforme representado pelo formato geoide.

De acordo com a Agência Espacial Europeia, por muito tempo, a comunidade científica acreditava que a intensidade da força gravitacional era a mesma para todo o planeta, mas com o surgimento de ferramentas mais sofisticadas e sensíveis, percebeu-se que isso não era verdade.

Perto da Linha do Equador, por exemplo, a força gravitacional é mais fraca do que nos extremos do planeta, porque a região mais central do globo está mais afastadas do interior da Terra.

A própria assimetria da superfície do planeta, bem como os depósitos de petróleo e outros minerais influenciam nas diferentes acelerações da gravidade. Além disso, a distribuição dos materiais no interior da Terra não é homogênea.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: