Horta geométrica e jogos educativos
A inovação na sala de aula também está presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Vitória.
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Criatividade e inovação em sala de aula? É isso o que não falta na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professor Darcy Ribeiro, em Vila Velha. Lá, os alunos aprendem as disciplinas por meio de um projeto muito interessante: a Horta Geométrica Sustentável.
A ação permite que alunos do 5º ano participem do processo de plantio até a colheita de vegetais, que resulta em ingredientes para o preparo da merenda da unidade.
A ação permite que alunos do 5º ano participem do processo de plantio até a colheita de vegetais, que resulta em ingredientes para o preparo da merenda da unidade.
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Além disso, essa iniciativa também é interdisciplinar, pois, por meio da horta, vários assuntos são abordados nas disciplinas de Matemática (ao trabalhar as formas geométricas), Português (com a produção de texto), Ciências (abordando a importância da sustentabilidade), entre outras.
Mara Cristina Azevedo Silva e Ana Sara da Graça são professoras desenvolvedoras da ação.
“Por meio da Horta, o estudante ajuda a cuidar do meio ambiente e aprende sobre várias questões. E a gente também tira um pouco o aluno do dia a dia da sala de aula para ter mais de contato com a natureza. Eles gostam muito”.
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A inovação na sala de aula também está presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Vitória. Por lá, a professora de Educação Física Fernanda Silva dos Santos colocou em prática o “1° Festival de Jogos Cria-Recria VSP”.
Desenvolvido no ano passado, com 49 estudantes do 4º e 5º ano, o projeto permitiu que os participantes vivenciassem jogos de formatos diferentes e criassem novos jogos. Foram trabalhadas variações de queimada e pique bandeira, por exemplo. O projeto deu origem a um e-book escrito pela professora e pelos estudantes.
“O projeto contribuiu de forma relevante para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, uma vez que estimulou sua participação ativa e efetiva, suscitando reflexões e significações a respeito do conteúdo”, afirmou Fernanda.
Os alunos Maria Luiza Salles, 10 e Bernardo Viana, 10, participaram e gostaram da ação.
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