X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

“Caçador de asteroides” ganha medalha em Brasília

João Emanuel Coslop Camporez, de 11 anos, foi premiado durante realização da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Caçador de asteroides” ganha medalha em Brasília
João Emanuel Coslop identificou 10 asteroides em programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação |  Foto: Fábio Nunes/AT

Premiação é o que não falta no currículo do pequeno João Emanuel Coslop Camporez, de 11 anos. Uma medalha que vai ficar na memória é a que recebeu durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em Brasília.

Na ação, que aconteceu no final de outubro, o jovem viajou até a capital do País para receber uma medalha do programa Caça Asteroides, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por ter identificado 10 asteroides nas campanhas de 2023.

Lá, o pequeno também recebeu um certificado do programa Disk Detective, da Nasa, por ter analisado mais de 200 imagens em busca de novas galáxias e sistemas solares em formação.

“Foi muito legal, conheci Brasília e amigos que só conhecia pelo clube de ciências. Na hora que subi para receber a medalha foi emocionante e fiquei orgulhoso”, comentou sobre a experiência.

É válido ressaltar que João é competidor assíduo em olimpíadas científicas e já recebeu mais de 15 premiações nacionais e internacionais. Por seus feitos acadêmicos, já chegou a ser congratulado recebendo moções de aplausos na Câmara de Vila Velha.

Em agosto, foi eleito pelo International Star Kids Awards 2023, um reconhecimento mundial concedido a crianças com habilidades excepcionais.

“Para nós é motivo de muito orgulho, todo dia aprendemos muito com ele, com sua determinação. Agora todos sabemos um pouco mais do espaço, aqui em casa é o assunto preferido”, disse a mãe do menino, Elaine Coslop, 48.

Segundo ela, João sempre gostou de astros e planetas, sendo uma criança muito preocupada com seus resultados, sempre buscando se superar. O pequeno gênio, que cursa o 5º ano na Escola Sesc Vila Velha, disse que o “universo é imenso, tem muitas coisas para descobrir ainda”, e que deseja seguir seu trabalho nesse rumo.

“Quero ser engenheiro aeroespacial, vou trabalhar com as forças dos motores. Precisamos mandar o máximo de satélites possível para o universo, porque assim melhora nossa vida na Terra”.

Sabrina dos Santos, diretora da escola, não poupou elogios ao aluno. “É uma honra ter João Emanuel em nossa escola desde os 4 anos de idade. O nosso sentimento é de ter os objetivos do nosso trabalho alcançados com êxito”.

Você sabia?

> João Emanuel sempre gostou de entender sobre estrelas e planetas e tem como matérias preferidas tudo o que abrange a Astronomia, como Matemática, Física, Química e Geografia. Ele assiste a vídeos, lê conteúdos do assunto e recebe informações do grupo do Astro Pontes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: