Alunos vão estudar cultura e história dos italianos
O conteúdo, que lembrará os 150 anos da imigração italiana no Estado, será trabalhado em escola de Cariacica
Escute essa reportagem
Um verdadeiro mergulho na cultura italiana é o que o Centro Educacional Sonho Meu (CESM), em Cariacica, levará para seus alunos neste ano.
A ação de aprofundar o conhecimento sobre o país foi pensada por conta da ancestralidade italiana no Espírito Santo e pela celebração dos 150 anos da imigração italiana no Estado em 2024.
O projeto abordará a temática em sala de aula com alunos do 5º e 6º ano em várias disciplinas. Nas aulas de Arte, por exemplo, eles farão releituras de monumentos do país europeu.
Na disciplina de Matemática, a pizza poderá ser usada para ilustrar questões. Contos da Itália ganharão espaço nas aulas de Português. As crianças também participarão de workshops de gastronomia com comidas típicas e farão passeios especiais, como um que será realizado em uma lavoura de café de uma família de ascendência italiana.
Além dessas turmas, alunos de toda a escola terão um gostinho da Itália por meio do Museu Raízes, uma sala que conta com um acervo de objetos italianos. Ao longo do ano, o objetivo é que ela seja preenchida com outras peças levadas por estudantes.
O coral também é uma opção para a garotada de todas as turmas. Ele trabalhará músicas italianas que serão apresentadas aos pais e estudantes em eventos da escola.
De ascendência italiana, Edna Tavares, doutora em Educação e diretora do CESM, comentou que a equipe está radiante para iniciar os trabalhos com os alunos. Os professores Luciana Dias e Victor Rangel, por exemplo, se mostraram muito animados.
“Estamos dando um foco na Itália neste ano por conta da data, mas também trabalhamos todas as outras culturas”, explicou Edna.
É válido lembrar que a Rede Tribuna está participando ativamente da celebração dos 150 anos da imigração italiana no Estado.
A diretora comercial da empresa, Lenise Loureiro, convidou as escolas que tiverem projetos sobre o assunto a enviarem seus conteúdos a fim de serem compartilhados no jornal impresso e no Tribuna Online.
“Queremos que as escolas mandem para nós seus melhores trabalhos sobre a imigração italiana no Estado. Teremos um ano inteiro de muita participação da Rede Tribuna nesses festejos”.
Fique por dentro
Parceria com universidade na Itália
- Benefícios da ação
De acordo com o professor de Geografia Victor Rangel, que atua no CESM, o projeto é importante ao incentivar a comunicação do aluno com outras pessoas. Será uma forma do estudante se sentir pertencente à escola e também por fazer com que o pequeno entenda um pouco da história capixaba.
Para a professora Luciana Dias, a ação é bastante positiva ao facilitar o acesso a outras culturas.
- Conexão forte
O CESM tem uma parceria com a Universidade de Turim, na Itália, para estudar a educação por meio de intercâmbios. Neste ano, a diretora Edna Tavares e o professor Victor irão para o país e, da mesma forma, o CESM receberá doutorandos de lá.
Fonte: Profissionais do Cesm.
Projeto
Imigração italiana
O tema escolhido para a seção A Tribuna nas Escolas desta semana faz parte do projeto sobre os 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo.
A Rede Tribuna se sente honrada em fazer parte dessa trajetória, auxiliando na preservação e na propagação de nossa memória. O projeto 150 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo levará ao público um riquíssimo conteúdo, com informações sobre a chegada dos imigrantes italianos em solo capixaba. Serão exibidos vídeos na TV Tribuna/SBT, matérias publicadas no jornal A Tribuna, webséries no portal Tribuna Online e nas rádios Tribuna FM e Legal FM. Acompanhe esta envolvente jornada pelas raízes italianas no Espírito Santo!
Comentários