Investimento de gigantes do agro no Centro-Oeste vai criar negócios no ES
Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal são as origens das cargas de milho e soja que devem ser mais escoadas por portos como o da Imetame e o Portocel
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Gigantes do agronegócio brasileiro estão movimentando mais produtos pelos portos do Estado, o que está atraindo novos investimentos e criando oportunidades de negócios e emprego.
Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal são as origens das cargas de milho e soja que devem ser mais escoadas por portos como o da Imetame e o Portocel, ambos em Aracruz. Os produtos virão ao Estado pelas ferrovias e rodovias.
O projeto de exportação de grãos vai movimentar a cadeia logística e atrair novas empresas, segundo o secretário de Desenvolvimento de Aracruz, José Eduardo Faria de Azevedo.
“O fato de você ter esse tipo de carga transitando pelo Espírito Santo abriu oportunidades para instalação de empresas que tenham os produtos, os grãos, como insumo de produção”, destaca.
Para efetivar esse cenário, é preciso acelerar os investimentos em ferrovias. Esse é um dos esforços do governo, segundo o subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Celso Guerra.
“Estamos lutando fortemente para a efetivação da ferrovia EF-118. O impacto dessa ferrovia vai contribuir muito para o desenvolvimento do Espírito Santo e do Rio de Janeiro também, porque vai gerar uma conexão que o Porto de Açu não tem”, diz sobre a conexão com a região Centro-Oeste.
Em Fundão, o projeto de um porto seco, que deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2026, teve um silo para armazenamento de grãos inserido justamente devido ao potencial de exportação do agronegócio. O que estimula o cenário é a crise tarifária entre Estados Unidos, China e Europa, diz o prefeito Eleazar Lopes.
“A China está querendo comprar o nosso milho. Isso está refletindo positivamente para a gente. Eles implantaram os silos justamente por causa da tarifação”, revela.
Para ampliar o potencial de negócios, o Plano Diretor Municipal (PDM) está sendo alterado para que outras empresas possam se instalar às margens da BR-101, da ES-124 e do futuro Contorno de Praia Grande, que ligará até a ES-110 e ao Porto da Imetame.
A arrecadação com Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) deve crescer para mais de R$ 3 milhões por mês.
Minas entre os estados produtores
Vports
A Vports, que administra o Porto de Vitória e o Terminal Barra do Riacho, em Aracruz, também acredita no desenvolvimento com a vinda do agronegócio nacional para o Estado.
Uma nova rota logística, entre a região Centro-Oeste e o Espírito Santo, abre novas oportunidades de negócio e, por consequência, tem um enorme potencial de gerar emprego e renda, diz Pedro Benevides, diretor comercial da Vports.
Para ele, temos localização privilegiada e uma estrutura portuária e logística capaz de viabilizar novas alternativas de escoamento para o agro.
Para isso, vem apostando e investindo em modernização e infraestrutura para viabilizar projetos que permitam crescimento de exportações.
Projetos prioritários
A duplicação da BR-101, a construção da EF-118 e a melhor qualificação da mão de obra na região Norte são os principais desafios e gargalos a serem enfrentados, segundo governantes e especialistas.
Otamerica
O Espírito Santo também ganhou um novo ponto de operação de carga e descarga de navios tanque no Complexo Portuário de Vila Velha. Será operado pela Otamerica.
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