Especialistas criam plano para facilitar organização da casa
A ideia é dividir as tarefas em uma periodicidade como, por exemplo, diariamente, a cada semana ou a cada 15 dias
Escute essa reportagem
Ter uma casa limpa e organizada reflete diretamente no bem-estar dos que nela habitam. Mas em meio à rotina atarefada, nem sempre é fácil manter as atribuições em dia. Ter um plano estratégico de tarefas pode ser a solução para otimizar a limpeza, dizem especialistas.
Para ajudar a hierarquizar prioridades, distribuir a periodicidade das tarefas e tornar a limpeza dos ambientes mais eficaz. A equipe de reportagem do jornal A Tribuna conversou com especialistas e reuniu dicas preciosas para construir um plano para facilitar a organização e a limpeza.
A personal organizer Carol Busatto aponta que é possível dividir as tarefas domésticas em uma periodicidade que torne a limpeza mais estratégica, como, por exemplo, diariamente, a cada semana, a cada 15 dias, a cada mês e a cada três meses.
“Diariamente, é preciso abrir as cortinas para arejar a casa, arrumar as camas, recolher as roupas sujas e, até mesmo, higienizar bancadas, pisos e pias. Já semanalmente, uma ou duas vezes, deve-se fazer uma faxina completa. Os planos orientam cada família, mas as necessidades de limpeza são variáveis para cada caso”.
A personal cleaner Lais Micaela dos Anjos aponta que, em geral, as janelas são os pontos de maior dificuldade de limpeza entre os clientes. Por isso, um plano de limpeza eficaz deve evitar o acúmulo de sujeira nessas áreas, ou seja, as janelas devem ser limpas com boa frequência para que a tarefa seja mais fácil”.
“O problema é quando há falta de compromisso com a periodicidade estabelecida. Um plano de limpeza eficaz precisa ser claro, ter consistência e compromisso com o cuidado. Há espaço para adaptabilidade, mas é preciso seguir um planejamento para manter a casa organizada e limpa”.
Já a personal organizer Sabrina Souza, de 31 anos, ressalta a importância do diálogo para a divisão de tarefas domésticas, além da prática do desapego de itens sem utilidade para evitar o acúmulo de sujeira e facilitar o plano de limpeza de cada casa.
“Por mais que as pessoas queiram um ambiente limpo e organizado, muitas não querem praticar o desapego. Quanto mais objetos em um ambiente, mais difícil fica a limpeza da casa. É preciso, também, dialogar sobre a distribuição das tarefas de limpeza com todos os moradores do lar”.
Adotar o plano de limpeza pode, inclusive, influenciar o bem-estar. As especialistas destacam que um ambiente limpo e organizado torna a rotina mais produtiva e melhora até mesmo a qualidade do descanso de todos os membros da família.
Plano de limpeza
TODOS OS DIAS
• Abra as janelas e cortinas para arejar a casa. Dessa forma, já pela manhã você garante a circulação de ar pelos ambientes internos.
• Arrume todas as camas, recolha todas as roupas sujas para os cestos, esvazie as lixeiras e recolha os objetos fora do lugar. Ao fazer isso, mantém-se o ambiente organizado, como uma forma de manutenção das limpezas mais pesadas.
• É possível, também, fazer uma higienização rápida dos banheiros, como a organização de bancadas, a limpeza do chão com uma vassoura ou um aspirador e a desinfecção do chão com um pano úmido.
• Na cozinha, pode ser feita uma limpeza superficial da mesa e do fogão, além de manter a pia sem louça.
• Para quem tem pets, é aconselhável aspirar o piso dia sim, dia não, pelo menos, além de prover todos os cuidados para o conforto e a saúde dos animais de estimação.
A CADA SEMANA
• Semanalmente, é recomendável fazer uma faxina, principalmente para limpar o chão, lavar os banheiros completamente, tirar pó e gordura das superfícies, aspirar sofás e tapetes, lavar e passar roupas e limpar o micro-ondas e o fogão. Em casas com piscina, é preciso limpá-la.
• Além dos cuidados com os ambientes, é aconselhável também trocar e lavar as roupas de cama. Depois, o morador pode separar as roupas de cama que irá usar durante a semana e deixá-las em um local de fácil acesso.
• Quando a faxina é feita e acompanhada à manutenção diária das tarefas, o trabalho será menor.
A CADA 15 DIAS
• A limpeza de vidros e de espelhos, dos rodapés e das varandas pode ser quinzenal. Como não são objetos e espaços de exposição frequente à sujeira, é possível limpá-los em um intervalo maior.
• As necessidades quinzenais podem variar de acordo com as necessidades de cada família, mas, em geral, também é aconselhável aspirar colchões, poltronas e sofás.
• Bater as cortinas, limpar a geladeira e o forno também entram na frequência quinzenal. Assim, evita-se o acúmulo de poeira e de sujeira para a faxina geral.
A CADA MÊS
• Mensalmente, a principal orientação é fazer a movimentação de móveis pesados para a limpeza dos espaços. Por serem objetos de difícil manuseamento, não é aconselhável movê-los semanalmente, por exemplo.
• Já em relação aos armários, é recomendável a retirada de todo o acervo para a higienização da marcenaria.
A CADA TRÊS MESES
• A lavagem de cortinas e de tapetes pode ocorrer a cada três meses para, dessa forma, evitar o acúmulo de sujeira ao longo do ano.
• Por vezes, ocorre o esquecimento da limpeza dos ralos e sifões, mas, a cada três meses, aconselha-se verificá-los internamente e realizar uma limpeza, assim como os filtros da mangueira da máquina de lavar, os lustres e os tetos dos ambientes.
• É a hora de verificar se há poeira ou teias de aranha instaladas em luminárias, spots de luz, gesso, esculturas e no próprio teto.
Você Sabia?
Para limpar rapidamente o micro-ondas, utilize um limão cortado ao meio e coloque em um copo de água. Ligue o micro-ondas por alguns instantes. Feito isto, desligue o micro-ondas e deixe o copo descansar por um minuto antes de retirá-lo. Isto fará com que a gordura saia facilmente.
Comentários