Disciplina de “Felicidade” criada na Ufes vira modelo no País
Hoje existe um curso de extensão aberto a qualquer pessoa em uma plataforma da universidade, com direito a certificado
Escute essa reportagem
Debatida desde a época dos filósofos gregos, a felicidade é, sem dúvida, uma das maiores buscas humanas. Nas universidades, principalmente nos cursos de Psicologia, os estudos da área dão tom mais científico ao conceito e fazem sucesso.
Tanto que uma disciplina criada por uma professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) virou modelo no País.
Trata-se da disciplina “Psicologia Positiva”, ofertada aos futuros psicólogos formados pela instituição. Todo ano a disputa por uma das 30 vagas nas turmas da matéria é grande, conta a professora da Ufes e doutora em Psicologia Social pela Universidade de Kent, na Inglaterra, Valeschka Guerra.
A professora explica que o enfoque da disciplina é integrar os estudos científicos sobre o bem-estar e a felicidade às abordagens tradicionais da Psicologia. Ela explica o contexto de surgimento do movimento.
“A psicologia positiva é um movimento, ela não é uma abordagem. Ela surgiu no ano 2000 porque os cientistas da Psicologia percebiam uma necessidade de produção de conhecimento sobre bem-estar e felicidade. Esse é o enfoque da disciplina. Hoje, após 24 anos, temos uma grande produção acadêmica na área”.
Durante a pandemia, a professora sentiu a necessidade da população aprender mais sobre o bem-estar e a felicidade e passou a disponibilizar algumas aulas gravadas em casa no YouTube.
O sucesso foi tanto que, hoje, há um curso de extensão aberto à população sobre “Felicidade e Bem-Estar” na plataforma de cursos livres Moocqueca, da Ufes.
“Eu fico feliz, obviamente, porque eu estou conseguindo oferecer o que as pessoas estão precisando. Por outro lado, eu fico pensando: 'Meu Deus, quanta gente com dificuldade sobre isso!'. Isso fica muito óbvio no curso de extensão. Nós recebemos relatos por e-mail absolutamente maravilhosos, de pessoas que diziam que a vida estava difícil e precisavam daquele conhecimento”.
Conteúdo
O conteúdo do curso livre é gratuito e aberto à população, com direito a certificado. Para acessá-lo e se inscrever, basta acessar mooc.ufes.br.
“O conteúdo é o mesmo da disciplina que oferecemos na Ufes, com a única diferença que mudamos o enfoque. Na disciplina, penso em ensinar os conceitos para a atuação dos estudantes na Psicologia. No curso, a abordagem é para todos”, explicou.
Saiba mais
Psicologia Positiva
A psicologia positiva é um movimento que surgiu no ano 2000 porque os cientistas da Psicologia perceberam a necessidade de produção de conhecimento sobre bem-estar e felicidade. É o enfoque da disciplina.
Na Ufes, a disciplina é ofertada aos alunos de Psicologia e visa a formação profissional dos futuros psicólogos. A iniciativa já inspira outras universidades e é modelo para o País.
O sucesso da disciplina é tão grande que, hoje, há um curso de extensão aberto à população sobre “Felicidade e Bem-Estar” na plataforma de cursos livres Moocqueca, da Ufes.
Curso
O curso de extensão Psicologia da Felicidade e do Bem-estar busca apresentar o conhecimento construído pelas teorias e pesquisas da Psicologia Positiva, informando sobre emoções, saúde física e mental.
Além disso, o curso apresenta atividades práticas associadas a cada tema, permitindo que o participante faça escolhas baseadas em evidências acerca de comportamentos que se adequem à sua rotina de vida.
Curso é aberto a qualquer pessoa com interesse na área, não é exigido conhecimentos prévios. É gratuito.
Para acessá-lo e se inscrever, basta acessar mooc.ufes.br. Após a conclusão do curso, é possível emitir um certificado on-line e gratuito.
Fonte: Ufes e professora Valeschka Guerra.
Comentários