X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Oncologista: é preciso manter atenção ao corpo e aos sinais incomuns

Estudo projeta mais de 1 milhão de novos diagnósticos até 2045 no Brasil; especialistas alertam para importância da prevenção e diagnóstico precoce


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Oncologista: é preciso manter atenção ao corpo e aos sinais incomuns
Casos de câncer em adultos jovens crescem no Brasil; estilo de vida e fatores ambientais estão entre os principais responsáveis, segundo especialistas. Fique sempre atento aos sinais. |  Foto: Divulgação/Canva

A estimativa do Global Cancer Observatory (Observatório Global do Câncer) é de que no Brasil, em 2045, haja 1.058.865 novos casos de câncer. São 431.672 casos a mais do que de 2022. Um aumento de 68,8%.

A oncologista Erika Barreto, do Hospital Santa Rita, destaca que, apenas na população abaixo dos 40 anos, um estudo publicado recentemente identificou um crescimento de 79% nos diagnósticos de câncer nessa faixa etária. O problema está nos exames de rastreamento, como mamografia e colonoscopia.

“Infelizmente, a política de rastreamento apresenta indicação etária mais tardia, o que não condiz com a nossa realidade atual. Atualmente, presenciamos uma mudança na recomendação de rastreamento do câncer de mama, mas as diretrizes ainda são restritivas. Por isso, a prevenção continua sendo a melhor estratégia”.

Segundo a médica, deve-se sempre manter atenção ao corpo e aos sinais incomuns, como perda de peso inexplicável, sangue nas fezes, nódulos na mama ou na axila, sangramento vaginal anormal, entre outros.

A gerente Renata Maciel e a servidora Mônica de Assis, da Divisão de Detecção Precoce e Apoio a Organização de Rede do Inca, destacam que o rastreamento pode ser recomendado para alguns tipos de câncer, considerando uma avaliação individual, na população considerada de alto risco – pessoas com histórico familiar de câncer em consanguíneos.

“No entanto, não há uma recomendação estabelecida, o método a ser utilizado deve ser a partir de uma avaliação individual do risco e métodos disponíveis”.

Já o rastreamento do câncer de colo do útero é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos.

A oncologista Kamilla Moulim, do Hospital São José, lembra que a prevenção começa cedo e que durante a infância e adolescência o corpo é mais suscetível a insultos ambientais e comportamentais que podem provocar mutações no DNA, favorecer processos inflamatórios crônicos e alterar os mecanismos de reparo celular.

“A obesidade, inclusive em idade pediátrica, está relacionada a alterações hormonais como hiperinsulinemia, resistência à insulina e inflamação subclínica persistente, todos mecanismos ligados à carcinogênese”.

Fique por dentro

Números da doença

Mundo

Estimativa

• 30.971.265 novos casos de câncer em 2045, segundo o Global Cancer Observatory.

• 16.663.092 mortes pela doença em 2045.

Brasil

740 mil casos novos de câncer é a estimativa do Inca para o Brasil para o triênio de 2023 a 2025, 483 mil se excluídos os casos de câncer de pele não melanoma.

O câncer de pele não melanoma é estimado como o mais incidente, com 220 mil casos novos (31,3%), seguido pelos cânceres de mama, com 74 mil (10,5%); próstata, com 72 mil (10,2%); cólon e reto, com 46 mil (6,5%); pulmão, com 32 mil (4,6%); e estômago, com 21 mil (3,1%) casos novos.

Espírito Santo

Casos

A Secretaria de Estado da Saúde registrou 14.753 cânceres em pessoas de 20 a 45 anos, nos últimos 5 anos.

2020: 2.143

2021: 2.516

2022: 3.347

2023: 3.301

2024: 3.303

2025: 143* - até dia 09/04/25

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: