X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Envelhecimento do cabelo vai além dos fios brancos

Além da mudança estética, com o passar dos anos o cabelo sofre outras alterações como queda, fragilidade e perda de densidade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Envelhecimento do cabelo vai além dos fios brancos
A pintora Ângela Gomes, de 69 anos, que é dona de um ateliê de arte, conta que aderiu aos fios brancos há quase seis anos. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Uma das primeiras marcas visíveis do envelhecimento é o surgimento dos famosos fios brancos na cabeça. Mas essa não é a única mudança capilar que indica a chegada da idade. 

Dermatologistas revelam que, além da mudança estética, os fios sofrem outras alterações com o passar dos anos, como a queda, fragilidade e a perda de densidade.

A dermatologista Karina Mazzini cita os principais fatores que influenciam no processo de envelhecimento capilar, que vai muito além do embranquecimento dos fios. 

“Com a idade, os fios de cabelo perdem a velocidade de crescimento, ficam secos e quebradiços, é um processo natural. No entanto, o estilo de vida que a pessoa leva também pode acelerar esse processo de envelhecimento”, diz.

Karina destaca que hoje existem diversos tratamentos que contribuem com o fortalecimento dos fios. “Atualmente, temos uma tecnologia chamada hair analyzer, de testagem da qualidade do fio. Baseado no resultado, nós temos vários tipos de tratamento para cuidar do problema”, explica.

A médica destaca os principais tratamentos para reduzir os impactos do envelhecimento dos fios. “Os principais procedimentos que temos são a terapia de laser, que contribui com problemas de queda capilar, e métodos injetáveis para nutrição dos fios e fortalecimento”, explica.

A dermatologista Sandra Federici destaca alguns cuidados que auxiliam na desaceleração desse processo no dia a dia. “A alimentação regular, rica em ferro, vitaminas e colágeno são essenciais”, alerta.

SAIBA MAIS

Cuidados com o cabelo

- Com o passar dos anos, os folículos capilares sofrem um  envelhecimento natural, perdendo a força, brilho e vitalidade.

- Especialistas revelam que esse processo tem início por volta dos 35 anos, quando o corpo diminui a produção de colágeno e outros componentes essenciais.

- Para evitar fios quebradiços e fracos, é importante manter uma alimentação rica em ferro, vitaminas e colágeno, para nutrição do cabelo, além de reduzir práticas de agressão dos fios com o uso de equipamentos térmicos como chapinha e secador.  

Tratamentos para fortalecer os fios

- Hoje, com o avanço das tecnologias médicas, existem diversos tratamentos que desaceleram a perda de qualidade dos fios.  

Laser Thulium

- A técnica de laser é indicada para conter a queda de cabelo. O método estimula a circulação sanguínea na cabeça, favorecendo o crescimento de novos fios.       

Terapias injetáveis

- Método de aplicação injetável de substâncias diretamente no couro cabeludo.

- Os principais elementos injetados são vitaminas e aminoácidos, para estimular e nutrir os fios, evitando a queda.    

Microinfusão de medicamento

- O método capilar contribui com o fortalecimento de fios quebradiços e fracos. 

- Nesse tratamento, são aplicados medicamentos locais em regiões específicas do couro cabeludo para aumentar a circulação de sangue.

Substâncias orais

- Uso de produtos com base em colágeno, vitaminas e óleos que nutrem o cabelo. 

Fonte: Especialistas consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: