X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

#QueroIr

Judiciário busca empréstimo para a digitalização


Ouvir

Escute essa reportagem

Um aporte de US$ 35 milhões (cerca de R$ 175 milhões) está sendo pleiteado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES) junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com intuito de avançar o programa de digitalização. A proposta entrou em análise na comissão de Relações Exteriores do Congresso.

O presidente do TJ-ES, Fábio Clem de Oliveira, aponta que atualmente o judiciário capixaba tem 75% dos seus processos ainda em estágio analógico. “Precisamos avançar logo no uso da ferramenta digital”, pontua. E assegura que o pedido do empréstimo foi “muito bem discutido e está sendo feito em bases consistentes”.

Inclusão social

O programa digital do TJ-ES inclui a contratação de presidiários de boa conduta e de pessoas portadoras de deficiência para executar tarefas de digitalização dos processos das comarcas. Hoje, no ranking da informatização dos tribunais de Justiça do País, o capixaba está atrasado.      

No compasso

Cantora Marisa Monte fechou memorável show, em Vitória, exaltando respeito às instituições e lembrando o tempo que falta para as eleições. Rolou na plateia um certo “Fora...”. Ela: “Democracia é isso, todos se manifestam. E vamos valorizar as bibliotecas e florestas”, afinou.

NO TÚNEL DO CONGO – Flagrante relíquia de Tião Xará, de 2004, mostra o mestre do congo, saudoso maestro Jaceguay Lins, tietado por um atento jovem. Trata-se do então emergente escritor Caê Guimarães, que no ano passado venceu o concurso literário nacional do Sesc.

Imagem ilustrativa da imagem Judiciário busca empréstimo para a digitalização
|  Foto: Tião Xará

Beleza e peso político

As comemorações dos 101 anos de Colatina fustigaram a memória local sobre um episódio ocorrido em 1930. No concurso Miss Brasil daquele ano, a bela colatinense Maria Rosa Ferrari representou o Espírito Santo e era favorita, mas ficou em terceiro lugar. “Defeitos” atribuídos a ela: pele clara e olhos verdes, “que não combinavam com a morenice brasileira”. Pesou a influência política dos gaúchos e paulistas, que conquistaram o primeiro e segundo lugares.

A “poluição” visual

A anunciada construção de viaduto em Goiabeiras, para melhorar o trânsito rumo ao aeroporto de Vitória, quebra o paradigma de poluição da paisagem. Antes de duplicar a avenida Fernando Ferrari, o então prefeito João Coser encomendou estudo e pesquisa sobre a obra. Houve projeção de um elevado como alternativa, rechaçada pela população consultada. “Capixaba não gosta de intervenção brusca na paisagem”, concluiu Coser, na época.

O impacto imobiliário

A construção de elevados para desafogar trânsito e evitar complexas desapropriações é vista com cautela por governantes. Exemplo emblemático é o do minhocão paulista, que desafogou o fluxo, porém deteriorou significativamente o patrimônio imobiliário ao redor.

Santo de casa

Se depender de votos da terra natal para se reeleger, o governador Renato Casagrande não vai encontrar caminho fácil. Lideranças de Castelo, de olho no perfil conservador da maioria da população, projetam na campanha crescimento de opositores ligados a Bolsonaro. 

Vidas secas

Impressionante, nas redes sociais, a série de fotos sobre o impacto da estiagem nas matas ao redor do Convento da Penha, deixando árida a paisagem cartão-postal dos capixabas. O preocupante é que a primavera que se espera ainda demora semanas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: