X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Tarcísio é empossado governador de São Paulo neste domingo

A cerimônia aconteceu nesta manhã, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tarcísio é empossado governador de São Paulo neste domingo
O governador eleito é oficial do Exército formado pela Academia Militar de Agulhas Negras. |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tomou posse neste domingo (1º) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

O novo governador fez o juramento, assim como o seu vice, Felício Ramuth (PSD). Depois disso, o presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), declarou Tarcísio empossado.

Durante a cerimônia, foi feito um minuto de silêncio em homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. A cerimônia de posse é dividida em duas etapas, a primeira na Assembleia Legislativa, com o juramento de cumprir a Constituição e as leis, e a segunda, no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo), onde a solenidade inclui a posse do secretariado e cumprimentos de políticos e apoiadores.

Tarcísio, 47, é o 64º governador de São Paulo e assume o Palácio dos Bandeirantes depois de um ciclo de 28 anos do PSDB à frente da administração estadual.

O vice Felício Ramuth, 54, foi prefeito de São José dos Campos entre 2017 e abril de 2022, quando renunciou para disputar a eleição estadual.

O governador eleito é oficial do Exército formado pela Aman (Academia Militar de Agulhas Negras) e serviu na missão de paz no Haiti.

É graduado em engenharia civil e tem mestrado em engenharia de transportes pelo Instituto Militar de Engenharia. Foi diretor-executivo e diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no governo de Dilma Rousseff (PT). Depois, atuou como secretário do Programa de Parceria de Investimentos, durante os governos Dilma e Michel Temer (MDB).

Antes do Dnit, Tarcísio passou pela CGU (Controladoria-Geral da União), onde foi assessor da direção de auditoria e, depois, coordenador de auditoria.

Foi também analista legislativo da Câmara dos Deputados. Em 2019, com o início do governo Bolsonaro, foi nomeado ministro da Infraestrutura, cargo que ocupou até março de 2022.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: