X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Eleições 2022

Mudanças em locais de votação

Justiça Eleitoral alerta que é possível consultar seção pela internet ou pelo aplicativo e-Título, que já tem mais de 518 mil usuários no Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mudanças em locais de votação
E-título pode ser baixado gratuitamente e substitui o documento em papel, podendo ser usado para a votação |  Foto: José Cruz/Agência Brasil

Os eleitores que vão votar nas eleições deste ano devem se preparar previamente para possíveis mudanças de locais de votação para evitar transtornos. Para isso, a Justiça Eleitoral disponibiliza um serviço de consulta à seção eleitoral.

O serviço está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) (www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome). O sistema já está atualizado com os novos locais de votação temporários de eleitoras e eleitores que pediram a transferência dentro do prazo. 

Além do portal do TSE, a consulta dos locais de votação também pode ser realizada pelo aplicativo e-Título, que  pode ser baixado gratuitamente em smartphones nas plataformas IOS e Android. 

 O  Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) relata que, até agosto, 518.067 eleitores do Estado já instalaram o e-Título em seus celulares, o que representa 17,73% do eleitorado total no Espírito Santo  (2.291.506 eleitores). 

“O aplicativo substitui o documento em papel e permite a consulta ao local de votação  e a verificação da existência de débitos eleitorais. Por meio do app, também é possível justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral”, explica o Tribunal, em nota.

O Tribunal também orientou as eleitoras e os eleitores que tenham dúvidas sobre o local de votação três opções para consulta: o e-Título, a assistente virtual Bel e o Disque Eleições.

Quem tiver baixado o e-Título poderá consultar rapidamente o local de votação. Além do e-Título, a assistente virtual Bel, indicará o endereço do local de votação, com a possibilidade de informar o endereço por geolocalização. A Bel pode ser consultada pelo endereço www.tre-es.jus.br/eleitor/assistente-virtual-bel.

A  Corte também informou que no final de semana do primeiro turno de votação disponibilizará o Disque Eleições, um atendimento telefônico que também poderá ser utilizado para consulta dos locais de votação pelos eleitores.

O TRE, entretanto, não informou se houve e quantas foram as mudanças de locais de votação no Estado. 

Até o fechamento desta edição, a informação do órgão era de que o levantamento com as zonas eleitorais estava sendo realizado e seria divulgado assim que finalizado, no site do TRE-ES.

Saiba mais

Onde consultar? 

- Já está disponível no aplicativo e-Título e no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o serviço de consulta à seção eleitoral atualizado com os novos locais de votação temporários de eleitoras e eleitores que pediram a transferência dentro do prazo.

- O serviço está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) (www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome) e pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones nas plataformas IOS e Android.

Como consultar?

Pelo portal:

- Na página do TSE, basta clicar no menu “Eleitor e eleições” na barra superior da página, e depois acessar Eleições 2022.

- Em seguida, consulta ao local de votação. Depois, basta pesquisar pelo nome, número do título de eleitor ou CPF.

- Os sites dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais também dispõem de um espaço para a pesquisa dessas informações. 

- Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.

Pelo e-título:

- Já o aplicativo e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor, informa o local de votação logo no início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral. 

- O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Orientações e dúvidas 

- O TRE-ES não confirmou se houve mudanças em locais de votação no Estado, informando que o levantamento ainda estava sendo realizado.

- Porém, orientou as eleitoras e os eleitores que tenham dúvidas sobre o local de votação três opções para consulta: o e-Título, a assistente virtual Bel e o Disque Eleições.

- A assistente virtual Bel indicará o endereço do local de votação, com a possibilidade de informar o endereço por geolocalização. A Bel pode ser consultada pelo endereço www.tre-es.jus.br/eleitor/assistente-virtual-bel.

- Por último, o TRE-ES informa que no final de semana do primeiro turno de votação disponibilizará o Disque Eleições, um atendimento telefônico que também poderá ser utilizado para consulta dos locais de votação pelos eleitores.

Detector de eletrônicos 

- O Tribunal superior Eleitoral aprovou mudança em resolução sobre atos gerais no processo eleitoral para disciplinar a entrega do celular aos mesários na hora da votação. 

- Nas seções eleitorais onde houver necessidade, a pedido da juíza ou do juiz eleitoral, poderão ser utilizados os detectores portáteis de metal para impedir o uso de equipamentos eletrônicos na cabine de votação.

- Os custos operacionais para as medidas correrão por conta dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

- A medida, apesar de aprovada, ainda não foi publicada no Diário da Justiça Eleitoral, segundo o TRE-ES.

Fonte: TSE e TRE.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: