X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

ES vai enviar 25 policiais para reestabelecer segurança em Brasília

O governador vai a Brasília para se reunir com o presidente Lula e governadores de outros estados


Ouvir

Escute essa reportagem

O governo do Espírito Santo anunciou, na manhã desta segunda-feira (9), que colocou 25 policiais militares à disposição para apoiar as operações contra os protestos golpistas no Distrito Federal. O governador Renato Casagrande também segue para Brasília, na manhã desta segunda (9).

De acordo com a assessoria de Casagrande, a reunião do presidente Luís Inácio Lula da Silva com o Fórum Nacional dos Governadores começa às 18 horas. 

A decisão ocorre após os atos de vandalismo cometidos por radicalistas, nos prédios dos três poderes, no Distrito Federal, na tarde de ontem (8). Em sua conta no Twitter, o governador explicou que a reunião tem o objetivo de buscar "o fortalecimento da democracia".

Segundo ele, é "hora de estarmos juntos defendendo as instituições".

A invasão das instalações do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) começou por volta das 14h30 deste domingo (8) e foi organizada por apoiadores do ex-presidente da República Jair Bolsonaro. 

A ação da Polícia Militar foi duramente criticada por estudiosos, autoridades e famosos. Muitos entenderam que houve omissão na hora de conter o protesto violento. 

Após a retomada dos prédios, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes fez várias determinações, ainda na noite de ontem (8). São elas: 

- Afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha, por 90 dias;

- Desocupação de todos os acampamentos montados nas imediações de quarteis do Exército pelo país;

- Prisão em flagrante de seus participantes pela prática de crimes;

- Apreensão de "todos os ônibus identificados pela Polícia Federal que trouxeram os terroristas para o Distrito Federal" e listou a placa de 87 veículos;

- Proibiu, "até o dia 31 de janeiro, o ingresso de quaisquer ônibus e caminhões com manifestantes no Distrito Federal" e determinou a oitiva de todos os passageiros.

- Mandou a Agência Nacional de Transportes Terrestres manter e enviar o registro de todos os veículos que ingressaram no DF entre os dias 5 e 8 de janeiro de 2023;

- A Polícia Federal obtenha todas as imagens de câmeras da capital que possam auxiliar no reconhecimento facial dos vândalos;

- Ele também manda bloquear 17 perfis nas redes sociais;

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: