X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Raquel Lyra anuncia abertura de propostas para o Arco Metropolitano ainda neste mês

Já o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destaca o impacto da transnordestina


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Raquel Lyra anuncia abertura de propostas para o Arco Metropolitano ainda neste mês
Assinatura de manifesto em defesa do ramal Salgueiro-Suape da Transnordestina |  Foto: Yacy Ribeiro/Secom

O Governo de Pernambuco abrirá, no dia 11 de abril, os envelopes com as propostas para a construção do Arco Metropolitano, obra esperada há mais de 20 anos, cuja expectativa é gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos.

A informação foi confirmada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) nesta segunda-feira (31), durante o lançamento do Fórum Permanente da Infraestrutura de Pernambuco, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). A expectativa é que a obra tenha início nos próximos meses. 

Durante o evento da Fiepe, Raquel Lyra também assinou, ao lado de outras autoridades, um manifesto em defesa do ramal Salgueiro-Suape da Transnordestina, reforçando a importância da ferrovia para o desenvolvimento do Estado.

AVANÇOS NA INFRAESTRUTURA

O evento reuniu representantes do setor produtivo, autoridades e gestores públicos para debater o andamento das obras estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Na ocasião, Raquel Lyra também destacou que o projeto de duplicação da BR-232 entre São Caetano e Serra Talhada já está em fase de licitação.

Além disso, reafirmou seu compromisso com a retomada da Transnordestina, enfatizando a importância do ramal que ligará Salgueiro ao Porto de Suape.

“Já tratei diversas vezes com o governo federal sobre a retomada da Transnordestina, que é fundamental para a economia do nosso Estado. Ainda sobre infraestrutura, estamos fazendo nossa parte e vamos abrir, no próximo dia 11 de abril, os envelopes com as propostas do Arco Metropolitano. Com isso, a expectativa é ter a obra em execução nos próximos meses. Também fechamos o quarto trimestre de 2024 com um crescimento de 6,2%, mais do que o dobro do PIB nacional”, ressaltou a governadora.

FÓRUM E DEBATES

O presidente da Fiepe, Bruno Veloso, reforçou a importância do fórum para o acompanhamento técnico das obras e para a criação de um ambiente favorável a novos investimentos no Estado.

“Precisamos criar um ambiente de negócios para que as indústrias venham e se instalem em Pernambuco, tornando o Estado um grande local para se fazer investimentos. Para isso, sempre temos um diálogo muito franco e aberto com todos os entes públicos, com a governadora Raquel Lyra e todos os prefeitos”, afirmou.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também esteve presente e destacou o impacto econômico da conclusão da Transnordestina. “A conclusão da ferrovia, juntamente com as outras obras estratégicas no Estado, resultará na redução dos custos logísticos em quase 40%, o que fortalecerá ainda mais nossa economia. Pernambuco e o Nordeste têm o maior potencial do Brasil”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, defendeu a mobilização pelo ramal Salgueiro-Suape.

“É um projeto que trará ainda mais desenvolvimento para o nosso Estado e é crucial garantir que os recursos federais sejam alocados e que o processo de uma nova concessão da ferrovia até Suape seja efetivamente realizado”, pontuou.

ETAPAS DA TRANSNORDESTINA

O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, explicou que a adequação dos projetos da Transnordestina foi licitada no primeiro semestre de 2023 e está sendo entregue por trechos.

“Contratamos uma empresa para retomar os estudos de todos os trechos que completam a Transnordestina. Os primeiros trechos entregues foram do lote 7 ao 9, que serão licitados ainda este ano. Esperamos iniciar essas obras em 2025. Os demais lotes também serão entregues, e nossa expectativa é licitá-los todos no próximo ano. A previsão de conclusão da obra é para o final de 2029”, afirmou.

PRESENÇAS

Também estiveram presentes nomes como o prefeito do Recife, João Campos (PSB), o senador Fernando Dueire; os deputados federais Mendonça Filho (União Brasil) e Augusto Coutinho (Republicanos); o deputado estadual João Paulo (presidente da Frente Parlamentar em favor da Transnordestina/PT).

O evento também foi prestigiado por autoridades como conselheiro emérito da Confederação Nacional da Indústria e ex-senador, Armando Monteiro Neto; os superintendentes da Sudene, Danilo Cabral; e do Banco do Nordeste em Pernambuco, Hugo Queiroz, bem como o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba e da Associação Nordeste Forte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: