X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Shrek e Tropa da Nova: líderes de facção são presos após disputa sangrenta

20 homicídios marcam a guerra do tráfico em São Lourenço da Mata


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Shrek e Tropa da Nova: líderes de facção são presos após disputa sangrenta
Delegado Joel Venâncio, de terno escuro, e delegado Paulo Gondim, gestor da Diretoria Integrada Metropolitana |  Foto: PCPE/Divulgação

O delegado Joel Venâncio, resptitular da 9ª Delegacia Seccional de São Lourenço da Mata, concedeu entrevista à TV Tribuna PE, trazendo novos detalhes sobre a Operação Controle Total, que desarticulou uma quadrilha criminosa responsável por tráfico de drogas na região e cerca de 20 homicídios.

A operação teve como alvo principal o grupo autointitulado "Tropa da Nova", envolvido em uma violenta disputa territorial pelo controle do tráfico.

Os homicídios eram todos motivados por disputas pelo controle do tráfico de drogas nos bairros de Parque Capibaribe e Nova Tiúma. Para cumprir os mandados de prisão e busca, 105 policiais participaram da operação, sendo 55 civis e 50 militares.

A ação dará mais tranquilidade aos moradores da cidade, que estavam sendo testemunhas da guerra do tráfico. A entrevista do delegado foi concedida à repórter Rafaella Pimentel.

Segundo Venâncio, somente este ano, o grupo foi responsável por 12 homicídios. "Eles tentavam controlar o tráfico de drogas e entravam em confronto com outros grupos criminosos, o que resultou em várias mortes", explicou o delegado.

Ele também destacou o modo de atuação dos criminosos, que se reuniam em grupos de até 10 pessoas em três veículos para realizar ataques a rivais, o que gerava grande insegurança na população local.

Prisões e apreensões

Imagem ilustrativa da imagem Shrek e Tropa da Nova: líderes de facção são presos após disputa sangrenta
Material apreendido durante a operação Controle Total |  Foto: PCPE/Divulgação

Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de prisão e cinco de busca. As autoridades apreenderam uma significativa quantidade de drogas, incluindo 281 pedras de crack, 56 "bigs" e 42 embalagens "ziplock" de maconha, além de quatro porções grandes da mesma droga. Também foram encontradas duas porções de cocaína.

O delegado enfatizou a importância dessas apreensões: "Com esse material, vamos conseguir identificar os fornecedores e avançar na prisão de outros criminosos, inclusive os líderes."

Entre os presos, um dos principais nomes era Shrek que liderava o grupo e respondia aos irmãos Cássio e Bruno. Bruno está preso, enquanto Cássio ainda tem dois mandados de prisão em aberto.

"Pedimos à população que nos ajude com informações que possam levar à captura de Cássio e à identificação de outros membros", solicitou o delegado.

Segurança e investigações futuras

Joel Venâncio reforçou que o objetivo da Operação Controle Total é restabelecer a segurança na região, que vinha sendo abalada pela guerra entre facções criminosas.

"O nome da operação é para mostrar que o controle é do Estado, não dos criminosos", disse. Ele também explicou que, apesar da apreensão de drogas e anotações, a polícia ainda não conseguiu localizar as armas utilizadas pela quadrilha, mas que as investigações continuarão.

Por fim, o delegado agradeceu a colaboração da população e reforçou a importância de manter as denúncias, que podem ser feitas anonimamente através do perfil da Polícia Civil no Instagram ou pelos telefones da delegacia. "Nossa meta é tornar a cidade mais segura, e a participação da população é fundamental nesse processo", concluiu Venâncio.

Segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social, São Lourenço está, em termos quantitativos, no ranking das 20 cidades mais violentas de Pernambuco em 2024, de acordo com os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) registrados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) entre janeiro e agosto. De janeiro a agosto, São Lourenço teve 48 mortes.

Veja o ranking

Recife - 451 vítimas

Jaboatão dos Guararapes - 206 vítimas

Cabo de Santo Agostinho - 107 vítimas

Petrolina - 113 vítimas

Olinda - 103 vítimas

Paulista - 77 vítimas

Caruaru - 85 vítimas

Igarassu - 38 vítimas

Goiana - 33 vítimas

Gravatá - 30 vítimas

Moreno - 29 vítimas

Vitória de Santo Antão - 27 vítimas

Itambé - 26 vítimas

Abreu e Lima - 25 vítimas

Garanhuns - 24 vítimas

Camaragibe - 41 vítimas

Arcoverde - 16 vítimas

São Lourenço da Mata - 48 vítimas

Santa Cruz do Capibaribe - 15 vítimas

Bonito - 12 vítimas​

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: