X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Pernambuco

Pernambuco pode ter uma política estadual de estímulo ao futebol feminino

Projeto em tramitação na Alepe é da deputada estadual Rosa Amorim (PT) e surgiu após desempenho da equipe feminina do Brasil na Copa do Mundo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco pode ter uma política estadual de estímulo ao futebol feminino
|  Foto: Divulgação

Depois de um fracasso histórico do Futebol Feminino do Brasil na Copa do Mundo, considerado o pior desempenho desde 1995, e do Diagnóstico Feminino do Futebol no Brasil, realizado pelo Governo Federal, começou a tramitar, nesta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 00141/2023 que institui a Política Estadual de Estímulo ao Futebol Feminino em Pernambuco, de autoria da deputada Rosa Amorim (PT). A proposta será distribuída, agora, nas comissões. 

O Diagnóstico Feminino no Brasil, realizado pelo Governo Federal, aponta que o Nordeste foi a terceira região do País a investir recursos públicos, entre 2019 a 2022, chegando a R$ 6,5 milhões, com 2.226 meninas beneficiadas. Porém, a maioria das profissionais que trabalha com o esporte são do Sudeste. E os estados de São Paulo e Rio de Janeiro figuram como líderes no quantitativo de profissionais dessa área, enquanto estados das regiões Norte e Nordeste possuem escassez de atletas.

Para Rosa Amorim, Pernambuco pode dar sua contribuição às mulheres que desejam praticar esse esporte, com preparação, reconhecimento, financiamento, resgate da autoestima e prazer. A matéria tem o objetivo de promover igualdade de oportunidades e o reconhecimento da importância do esporte para as mulheres. 

Entre os objetivos da política estão o desenvolvimento do futebol feminino profissional e amador do Estado, o combate à discriminação de gênero no esporte, o estímulo à participação das mulheres em posições de gestão e direção técnica, a criação de centros de treinamento específicos e a colaboração com entidades educacionais para a inserção do futebol feminino nas escolas.

A deputada defende que a implementação da política seja apoiada por critérios e mecanismos de incentivo à prática do futebol feminino, metodologias de aprendizado adaptadas às necessidades das mulheres, centros de desenvolvimento específicos e outras medidas de incentivo para projetos relacionados ao futebol feminino.

Diagnóstico

A proposta prevê a elaboração de um diagnóstico da situação atual do futebol feminino no Estado e a criação de um plano de ações para a sua implementação, com relatórios anuais sobre os resultados obtidos.

O projeto ainda estipula que o Poder Executivo celebre convênios e acordos com entidades públicas e privadas para a implementação da lei, cabendo ao mesmo regulamentar todos os aspectos necessários para a sua aplicação.

De acordo com Rosa Amorim, esse projeto representa um passo importante na promoção do futebol feminino em Pernambuco, contribuindo para o desenvolvimento do esporte, a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no estado.

Entre as justificativas para a matéria, ela informou: “A implantação de centros de treinamento específicos, a inserção do futebol feminino nas escolas e a colaboração com entidades públicas e privadas são medidas práticas que podem fazer uma diferença significativa na vida das atletas e na percepção do futebol feminino em Pernambuco”, diz um trecho do documento assinado pela deputada. “Este projeto alinha-se com os esforços nacionais e internacionais para promover o futebol feminino e reconhece a importância de trabalhar em conjunto com diversos atores para alcançar seus objetivos”, continuou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: