X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Livro de Thales Ramalho, articulador da redemocratização, será lançado hoje

Biografia retrata sua trajetória será lançado na Academia Pernambucana de Letras


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Livro de Thales Ramalho, articulador da redemocratização, será lançado hoje
Jornalista Cícero Belmar reuniu e analisou cerca de 90 mil documentos para escrever o livro. |  Foto: Divulgação

A Academia Pernambucana de Letras será palco, nesta quinta-feira (14), às 19h30, do lançamento do livro "Thales Ramalho: Política, Diálogo e Moderação – 100 anos". A obra, escrita pelo jornalista Cícero Belmar, é uma homenagem ao centenário do político Thales Ramalho, uma das figuras centrais na redemocratização do Brasil, personagem essencial do jogo político de sua época.

O autor, ao reunir e analisar cerca de 90 mil documentos, oferece uma visão detalhada da história política entre 1964 e 1985 em 300 páginas. 

Nascido em João Pessoa e radicado no Recife, Thales Ramalho desempenhou papel fundamental como parlamentar em cinco mandatos, sendo um combatente do autoritarismo durante a ditadura militar.

O livro, resultado do trabalho do jornalista Cícero Belmar, revela a importância de Thales na conciliação entre oposição e governo para a conquista da democracia.

O lançamento, que contará com a presença de familiares, amigos e políticos, atende ao desejo de Thales Ramalho, que almejava lançar um livro sobre sua vida política, o que não conseguiu na época. Sua filha, Ana Clara Monteiro, tomou a iniciativa de convidar Cícero Belmar para concretizar esse desejo.

A obra, revisada por Ítalo Rocha e com projeto gráfico de Luiz Arrais, incorpora documentos do Congresso Nacional, do Tribunal de Contas da União, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, da Fundação Getúlio Vargas e da Biblioteca Nacional.

O livro não apenas resgata e registra historicamente a trajetória de Thales Ramalho, mas também serve como fonte de consulta para diversas áreas, atendendo a interesses de políticos, jornalistas, intelectuais, artistas, acadêmicos e pesquisadores em geral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: