X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Feriado terá praias com marés muito elevadas, entenda e não corra riscos

Por conta da lua nova o nível da água permanece elevado, favorecendo a passagem de tubarões pelos recifes


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Feriado terá praias com marés muito elevadas, entenda e não corra riscos
Condições do mar também podem favorecer a passagem de tubarões pela costa, diz o Cemit |  Foto: Tarciso Augusto/GCom Semas-PE

No Feriado da Independência, celebrado no dia 7 de Setembro, é comum a população frequentar as praias, principalmente após alguns meses de chuva. No Recife e Região Metropolitana não é diferente. Por isso, a população precisa estar atenta às condições do mar, dos ventos e aos horários mais adequados para banho, caso optem por entrar no mar.

Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), o Feriado da Independência será marcado pela lua nova, fase em que as marés têm maiores amplitudes. Significa que na maré alta a água do mar tende a atingir picos de elevação, tanto na maré alta como na maré baixa.

No Dia 7 de Setembro, as marés mais altas vão acontecer no início da manhã (por volta das 6h) e no fim da tarde (entre 17h e 18h), atingindo 2.2 metros. Já a baixa-mar será às 12h, chegando a 0.5 metros.

“Neste dia, os horários crepusculares (início da manhã e final de tarde) requerem mais cuidado, pois os tubarões tendem a ficar mais ativos em busca de suas presas naturais. A junção desse comportamento natural com as marés mais altas e maior turbidez da água, devido a maior intensidade de ventos ou chuvas ocasioais, podem acabar prejudicando a visão dos animais, confundindo seu alimento com banhistas”, alerta a gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânica da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) e secretária executiva do Cemit, Danise Alves.

ONDAS FORTES

Entre os meses de agosto e setembro, o intensidade e duração dos ventos fortes também podem interferir na força das ondas, sendo mais um fator que interfere nas questões de segurança aquática.

Neste caso, no dia 7 de setembro, o horário menos arriscado, caso se opte por entrar na água do mar nos 33 km de atenção da Região Metropolitana do Recife, é ao meio-dia, nos trechos protegidos por recifes, desde que se formem as piscinas naturais. Os 33 km de atenção estão entre a Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.

A condição mais favorável para banho, nesses 33km, é nas áreas com piscinas naturais - formadas nas marés secas com proteção recifal - abrigadas do mar aberto e com boa visibilidade da água do mar. Ainda assim, é necessário estar atento a outras condições de segurança.

É também desaconselhável o banho de mar nas seguintes condições:

Em áreas de mar aberto

No amanhecer e no entardecer, quando os tubarões estão mais ativos

Em foz dos rios, que é uma área de reprodução dos tubarões

Em águas profundas

Em águas turvas

Se estiver sozinho

Se estiver ingerido bebida alcoólica

Com sangramento

Com objetos brilhantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: