Usuários devem atualizar seus dados para acesso aos serviços de saúde
Simples atualização cadastral garante e agiliza o atendimento. Em agosto, está programado um mutirão de cirurgias, consultas e exames
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Uma realidade vem preocupando a Prefeitura do Recife. Por isso, a Secretaria de Saúde da cidade está trabalhando para reduzir o número de usuários que não comparecem a consultas, exames e procedimentos especializados agendados na rede de saúde municipal. Essa falta sem comunicação prévia chega a índices de 60%, o dobro do preconizado pela literatura médica.
Para reverter o quadro, a Central de Regulação do município está promovendo uma campanha, com divulgação de materiais e abordagens a usuários nas unidades da rede municipal, para reforçar a importância da atualização dos dados cadastrais por parte da população e a interação com a prefeitura através do Conecta Recife.
"Para garantir a eficiência total do serviço e agilizar o atendimento, é primordial que o número do usuário esteja correto e em uso. E, preferencialmente, que seja o do Whatsapp", orienta a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
É por meio desse aplicativo de rede social, já comumente usada pela população, que o paciente é avisado, no momento da marcação, sobre o dia, o horário e o local do seu atendimento. O mesmo lembrete é enviado 15, cinco e dois dias antes da consulta ou exame.
Mesmo com esses reiterados contatos, a resposta por parte da população é baixa. Quando o teleatendimento liga para um público específico, depara-se com outra dificuldade: 90% dos contatos telefônicos estão desatualizados.
De acordo com a Central de Regulação, é esperado que, em média, 30% dos pacientes faltem por fatores diversos, que vão do simples esquecimento à melhora dos sintomas. Mas o registro de índices bem acima, tanto nos atendimentos regulares nas unidades de saúde quanto nos mutirões, causa desperdício de recursos públicos e impacta nos futuros agendamentos, pois há a reinserção de uma parcela da demanda que já poderia ter sido resolvida.
“Os profissionais e os recursos de saúde estão lá, aguardando o paciente, e ele não vem. Como não houve, em tempo, uma comunicação de desistência ou pedido de adiamento do atendimento, não é possível encaixar outra pessoa que está precisando daquela assistência. É uma perda tripla, porque pacientes, profissionais e os recursos do SUS”, explica Luciana Albuquerque.
Quando o usuário comunica até três dias antes da data prevista, é possível redirecionar a vaga para outra pessoa que esteja precisando do mesmo atendimento. O procedimento é simples: reagendamentos podem ser feitos por meio do Conecta Recife, seja pelo ConectaZap (81 9.9117-1407), site https://conecta.recife.pe.gov.br ou aplicativo Conecta Recife.
Cancelamentos
Já para cancelamentos, além dessas ferramentas, os recifenses contam ainda com o call center 0800 081 0040. Recomenda-se, inclusive, que seja feito o acompanhamento rotineiro do agendamento por esses mesmos canais.
Com relação ao ajuste das informações, antes feito apenas presencialmente nas unidades de saúde de referência, agora também pode ser realizado de forma mais fácil e prática: pelo link https://bit.ly/recife-atualiza.
"É rápido, leva menos de 20 segundos, e ainda pode ser acessado pelo celular, com a leitura de um QRCode disponível nas redes sociais da prefeitura, e em banners e panfletos entregues nas unidades de saúde e nos mutirões periódicos", explica a gerente geral de Regulação do Recife, Roseane Lemos.
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