Trânsito do Recife terá esquema especial devido a eventos no final de semana
Além de corridas e passeios ciclísticos, a capital pernambucana receberá a 24ª Parada da Diversidade

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) terá esquemas de mobilidade para os eventos que acontecem neste fim de semana na cidade. No sábado (13), será realizada a Corrida Contra a Sepse, com percurso no Centro do Recife. Já no domingo (14), três passeios ciclísticos e uma corrida de rua vão alterar a circulação em diferentes bairros, exigindo bloqueios temporários e desvios de tráfego.
No sábado (13), a partir das 5h30, a Corrida Contra a Sepse, acontecerá no Bairro do Recife, com largada e chegada na Rua da Aurora. O trajeto seguirá pela Ponte do Limoeiro, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Palácio do Campo das Princesas, Ponte Princesa Isabel e retornará ao ponto de partida. A operação está prevista para seguir até às 11h, com bloqueios itinerantes.
No domingo (14), a partir das 6h, acontece o Passeio Ciclístico do Colégio Visão, com percurso pela Imbiribeira e arredores da Lagoa do Araçá, como a Rua João Teixeira, Rua São Miguel e Rua Arquiteto Luiz Nunes. Já às 7h, o Passeio Ciclístico do Colégio Universo do Saber, que havia sido adiado devido às chuvas, terá trajeto passando pelo Derby, Agamenon Magalhães, Cruz Cabugá e Bairro do Recife.
Ainda no domingo, acontece a 1ª edição do Passeio Bike Fest Recife, na região central do Recife, a partir das 8h, com saída da Rua da Imperatriz. O trajeto passa por vias do Centro como Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Avenida Alfredo Lisboa, Ponte Maurício de Nassau e Rua do Sol, retornando ao ponto de largada.
Também no domingo, no bairro de Boa Viagem, das 5h às 9h30, a Corrida Centauro Desbrava terá largada no Shopping Recife e contará com o apoio de 53 agentes de trânsito. O percurso seguirá pela Rua Bruno Veloso, Avenida Fernando Simões Barbosa (contrafluxo), Via Mangue até as proximidades da Rua Tomé Gibson, retornando até a Avenida Dom João VI, com passagem pela Ponte sobre o Canal do Jordão até o ponto de chegada.
Para viabilizar a prova, a CTTU montou desvios específicos: os condutores que desejarem acessar a Via Mangue a partir da Ponte Governador Paulo Guerra deverão seguir pela Avenida Herculano Bandeira; já quem estiver na Avenida República do Líbano será direcionado para a Rua Barão de Santo Ângelo. A Avenida Dom João VI ficará interditada nos acessos das ruas José da Silva Lucena e Soldado Sinésio de Aragão, enquanto a Avenida Desembargador José Neves terá bloqueio na entrada da Rua Jorge Couceiro da Costa Eiras, com desvio para a Rua Desembargador João Paes, antes do Túnel Augusto Lucena, no sentido Centro.
A CTTU orienta que os condutores planejem seus deslocamentos, utilizem rotas alternativas e fiquem atentos à sinalização temporária instalada para a realização dos eventos. Todos os bloqueios serão desfeitos progressivamente conforme o encerramento das atividades.
Esquema especial de trânsito para a 24ª Parada da Diversidade no Recife
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também montou um esquema especial de mobilidade para 24ª Parada da Diversidade, que acontece neste domingo (14), no Parque Dona Lindú, no bairro de Boa Viagem. As interdições terão início às 7h30, com previsão de encerramento às 18h. O esquema deve abranger o trecho da Avenida Boa Viagem entre a Rua Engenheiro Zael Diógenes e a Avenida Armindo Moura. Os bloqueios serão desfeitos progressivamente, de acordo com a dispersão do público. Um total de 135 agentes e orientadores estarão nas vias para ordenar o trânsito.
Durante a interdição, os condutores que seguem de Piedade, Candeias ou do Litoral Sul em direção ao Recife terão rotas alternativas. Uma das opções é acessar a Avenida Armindo Moura, seguir pela Rua Arthur Bruno Schwambach e depois pela Avenida Marechal Juarez Távora. Dali, é possível continuar pela Rua Rio Azul, Avenida Desembargador José Neves e Avenida Dom João VI, chegando à Via Mangue. Outra alternativa é seguir pela Rua Félix de Brito e Melo em direção à Avenida Conselheiro Aguiar. Também há a possibilidade de acessar a Estrada da Batalha no sentido Afogados.
A CTTU reforça que, por conta do grande movimento esperado, não será permitido o estacionamento no perímetro do Parque Dona Lindu. A medida tem o objetivo de promover a circulação segura dos pedestres e evitar possíveis danos aos veículos estacionados na área. A autarquia orienta que os condutores planejem os deslocamentos com antecedência e que o público dê preferência ao transporte coletivo, táxis ou veículos por aplicativo.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a CTTU pelo teleatendimento gratuito, disponível 24 horas por dia, no número 0800.081.1078.
Comentários