Prefeitura do Recife nomeia 780 profissionais para a rede municipal de Saúde
São enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais
Escute essa reportagem

O prefeito João Campos anunciou, nesta quinta-feira (10), a nomeação de 780 aprovados em concurso público para a rede municipal de Saúde do Recife. As unidades do SUS na capital pernambucana vão poder contar com mais enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, agentes comunitários de saúde e agentes de saúde ambiental e combate a endemias, entre outras formações.
Segundo a prefeitura do Recife, essas nomeações possibilitam a implantação de dois novos Centros TEA/NDI e de um Centro de Convivência em Saúde Mental; a continuidade da expansão da Atenção Básica e do programa Consultório na Rua, além do reforço nas escalas dos serviços de média e alta complexidade.
“Chegamos agora a mais de 4 mil nomeações na saúde, já que estou assinando neste momento a nomeação de 780 novos profissionais da saúde para a nossa rede. Com isso, garantimos a expansão dos serviços, por exemplo, os centros TEA que serão inaugurados, serviços de conveniência, de saúde mental e a expansão do consultório de rua, que é algo muito importante, o fortalecimento de toda a nossa rede. São mais de 100 médicos, 100 enfermeiros, 230 técnicos de enfermagem que somam à nossa rede municipal de saúde. Então, parabéns, contem comigo e vamos trabalhar para o povo do Recife”, afirmou o prefeito João Campos.
OCUPAÇÕES
A lista completa de nomeações inclui 107 médicos (diversas especialidades); 106 enfermeiros e 232 técnicos de Enfermagem; 89 agentes comunitários de saúde (ACSs) e 12 agentes de saúde ambiental e endemias (Asaces); 37 cirurgiões dentistas e 31 auxiliares em Saúde Bucal; 35 psicólogos (sendo 10 de 30 horas); 26 assistentes sociais; 15 sanitaristas; 14 terapeutas ocupacionais; 13 farmacêuticos; 10 fonoaudiólogos; 9 fisioterapeutas; 12 técnicos de laboratório; 6 analistas clínicos; 6 nutricionistas; 4 técnicos em Radiologia, 4 terapeutas; 4 profissionais de Educação Física; 3 agentes redutores de danos; 2 biomédicos; 2 técnicos em imobilização ortopédica e 1 médico veterinário.
“Esse incremento representa um ganho enorme para o SUS no Recife, porque possibilita a ampliação de programas e projetos inovadores que já estão transformando a vida de milhares de pessoas com necessidade de assistência integral e acolhimento em saúde mental, reabilitação motora e intelectual, pessoas em situação de rua e com cobertura das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, além da substituição de vacâncias tanto na Atenção Básica, quanto nas policlínicas, maternidades e serviços de pronto atendimento”, diz a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Essas nomeações representam um impacto mensal de mais de R$ 2 milhões no orçamento do município. “Este reforço trará benefícios de imediato, a médio e longo prazo. Inauguraremos, ainda este ano, mais dois Centro TEA/NDI, na Policlínica Albert Sabin e no bairro da Imbiribeira (Comunidade do Bem), e implantaremos mais duas equipes do Consultório na Rua, além de reforçar, logo após as convocações, as nossas unidades de pronto atendimento, a exemplo das maternidades e policlínicas”, ressalta a secretária.
Desde 2021, já são 4.298 profissionais nomeados para a saúde do Recife. Esses 780 futuros servidores públicos são do concurso de 2019, que está em vigor e ainda tem banco, e o certame aberto em 2024. A publicação desses atos saiu na edição do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (10).
Comentários