Pesquisa inédita: 40% dos homens com medidas protetivas atuam na construção civil
Diante deste quadro, Rio Ave sela parceria inédita com Instituto Banco Vermelho e se engaja com movimento de de combate à violência contra as mulheres
Escute essa reportagem

Com 69 casos de feminicídio oficialmente registrados em 2024, Pernambuco é o campeão em assassinatos de mulheres no Nordeste - e o segundo lugar entre os estados brasileiros, atrás apenas de São Paulo.
De acordo com dados oficiais, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) expediu, no primeiro trimestre de 2024, 6.675 medidas protetivas a mulheres vítimas de violência doméstica. Foram expedidas, em média, 73 medidas protetivas por dia no estado somente nos primeiros três meses do ano.
Além disso, a pesquisa apresentada no último seminário sobre violência doméstica da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) apontou que cerca de 40% das medidas protetivas expedidas foram direcionadas a trabalhadores da construção civil.
Um dado alarmante também veio à tona: 40% dessas medidas foram concedidas contra trabalhadores da construção civil, o que representa cerca de 2.670 casos no período.
Diante deste alarmante cenário, a construtora Rio Ave e o Instituto Banco Vermelho se uniram para iniciar um movimento estadual inédito para combater esta realidade no segmento.
PARCERIA INICIA NA SEGUNDA-FEIRA
O início oficial da parceria acontece na próxima segunda-feira (31), às 9h, com a instalação do “banco vermelho gigante”, símbolo da luta pelo feminicídio zero, no jardim entre os empresariais Isaac Newton e Alfred Nobel, localizados no bairro da Ilha do Leite.
“Não há como assistir de forma passiva uma realidade tão grave. Vamos convidar todas as empresas e as entidades ligadas ao mercado para se unir à esta iniciativa. Nossa parceria pioneira com o Instituto Banco Vermelho já começou e o trabalho de informação, conscientização e acolhimentos de nossos trabalhadores será contínuo”, destacou Claudia Ferreira da Costa, sócia da Rio Ave.
Saiba mais: Por que os homens matam as mulheres que dizem amar?
Saiba mais: Veja os municípios que mais se omitem diante do feminicídio
A presidente do Instituto Banco Vermelho (IBV), Andrea Rodrigues, destacou a importância da ação para o estado de Pernambuco e para o propósito da instituição.
“É uma iniciativa inédita e crucial no enfrentamento à violência contra a mulher em nosso estado. Com números alarmantes, tendo funcionários da construção civil como agentes dessa violência, ter uma construtora como a Rio Ave abraçando a causa é uma forte semente de esperança que se planta em Pernambuco”, conclui.
CARAVANAS FEMINICÍDIO ZERO COMEÇAM NO MÊS DE ABRIL
A partir do mês de abril, a Rio Ave iniciará as “caravanas feminicídio zero” dentro dos canteiros de obra da empresa, em um trabalho olho no olho. Uma iniciativa pioneira.
A ação incluirá palestras, rodas de conversa, distribuição de cartilhas educativas e campanhas nas redes sociais. Além disso, bancos vermelhos com frases de conscientização sobre os cinco tipos de violência contra a mulher serão instalados permanentemente em todas as obras da empresa.
“Somos uma empresa com 57 anos no mercado e reconhecida pela excelência em construção. E é exatamente por esse compromisso que temos com nossa sociedade que nos engajamos nessa luta e seremos agentes ativos na prevenção da violência contra a mulher”, afirmou Beto Ferreira da Costa, Co-CEO da Rio Ave.
Comentários