X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Morre em Pernambuco mais um paciente com superfungo

Idoso de 77 anos estava internado no hospital Tricentenário para tratamento de problema urinário


Imagem ilustrativa da imagem Morre em Pernambuco mais um paciente com superfungo
|  Foto: Divulgação / Hospital Tricentenário

A Secretaria de Saúde de Pernambuco informa que, na tarde desta terça-feira (18), o Hospital do Tricentenário, em Olinda, confirmou o óbito de um paciente, um homem de 77 anos, que estava colonizado por Candida Auris, mas que a morte não foi relacionada ao fungo.

Esta é a terceira morte, este ano,  de pacientes internados na rede pública que tinham o superfungo. Em nenhum dos casos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a morte foi causada pelo fungo, e sim por outras enfermidades que os pacientes apresentavam. O Candida Auris está relacionado com casos de infecção hospitalar.

Segundo a SES-PE o paciente estava internado para tratamento de  infecção de repetição  no trato urinário. Apesrar dos esforços da equipe do hospital, o estado de saúde do paciente foi se agravando após um longo período de internação, tendo como resultado o óbito. Em junho último um homem de 66 anos morreu no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e no mês de julho outro paciente, este de 69 anos, do Hospital Tricentenário também faleceu.

Em todas as situações havia a presença do superfungo (assim chamado pela alta resistência a medicamentos). A Secretaria Estadual de Saúde reforça que em nenhum caso os pacientes com o Candida Auris apresentavam infecção por conta do superfungo, apenas estavam "colonizados", ou seja, com a presença do fungo no organismo.

Outros 11 casos de colonização por superfungo estão registrados na rede pública de saúde do Estado atualmente. A SES-PE salienta que Pernambuco não registrou nenhuma morte, até o momento, causada diretamente por Candida Auris.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: