Começa nesta quinta-feira (3) campanha de vacinação contra a gripe no Recife
Vacina estará disponível em 170 unidades de saúde e três centros de vacinação. Veja quem tem prioridade para se vacinar
Escute essa reportagem

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta quinta-feira (3) no Recife. Nesta primeira fase, a imunização será direcionada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos e profissionais da saúde. Segundo a Prefeitura do Recife, a vacina estará acessível em 170 unidades de saúde distribuídas pela cidade, além dos três centros de vacinação que funcionam nos shoppings Recife, RioMar e Boa Vista.
O município recebeu 37.990 doses do imunizante. Com a chegada de novos lotes enviadas pelo Ministério da Saúdea a vacinação será ampliada para outros grupos prioritários. A vacina contra a Influenza pode ser aplicada junta com outros imunizantes do calendário vacinal, como a vacina contra a Covid-19. O Programa de Imunização do Recife reforçou que o imunizante é seguro, só deve ser evitado temporariamente por pessoas que apresentem febre moderada ou grave ou com diagnóstico recente de Covid-19, nestes casos, devem aguardar a recuperação completa antes da aplicação.
REQUISITOS
A Secretaria de Saúde do Recife recomenda que as pessoas que estejam nos grupos prioritários de vacinação apresentem um documento de identificação ou cartão SUS, além da carteira de vacinação, se disponível. Determinados grupos prioritários devem comprovar a necessidade da imunização. Profissionais da saúde, por exemplo, devem apresentar documentos como declaração de vínculo, crachá ou carteira de trabalho.
A quantidade de doses varia conforme a idade. Idosos, trabalhadores da saúde e gestantes recebem a vacina em dose única. Já crianças de 6 meses a menores de 6 anos necessitam de duas aplicações, dependendo do histórico vacinal do ano anterior. Caso já tenham sido imunizadas anteriormente, apenas uma dose será necessária.
O Dia D de mobilização nacional contra a Influenza está programado para 7 de maio, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 90% do público prioritário.
Comentários