X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

"Cine Pipoca" para gestantes e puérperas para debater depressão pós-parto

Programação acontece nesta sexta, às 9h30, no Hospital Vasco Lucena, e faz parte das ações da campanha nacional de valorização da vida


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem "Cine Pipoca" para gestantes e puérperas para debater depressão pós-parto
|  Foto: Divulgação

A campanha Setembro Amarelo conscientiza sobre a prevenção do suicídio e a importância de estar atento à saúde mental. Para incentivar os cuidados com o bem-estar e a prevenção de doenças como depressão e ansiedade, o Hospital Vasco Lucena, da Hapvida NotreDame Intermédica, estará promovendo, às pacientes gestantes e puérperas internadas no Hospital, o Cine Pipoca.

O evento contará com a exibição do filme Divertida Mente, seguida por roda de conversa com profissionais como psicóloga, médica e enfermeira obstetra sobre depressão pós-parto. A programação acontece nesta sexta-feira (15), às 9h30, no Hospital Vasco Lucena, localizado na R. do Progresso, 47, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que uma em cada quatro mães de recém-nascidos no Brasil são diagnosticadas com depressão pós-parto. Ou seja, 25% das mães brasileiras desenvolvem depressão no período de seis a 18 meses após o nascimento do bebê.

“No período de gestação e pós-parto, é comum ocorrer mudanças hormonais que desencadeiam alterações emocionais. Somados a isso, o cansaço e a pressão social podem levar a períodos de tristeza momentânea conhecido como baby blues. Quando esse período se prolonga, torna-se preocupante o risco de desenvolvimento de depressão pós-parto que pode estar ligada também à romantização da maternidade e à falta de uma rede de apoio. Por isso, é tão importante que as mulheres que estejam passando por este período contem com uma estrutura de suporte que esteja atenta às suas necessidades e ofereça uma escuta ativa, sem julgamentos. Além disso, é necessário buscar ajuda profissional com um psicólogo sempre que necessário”, explica a psicóloga Talitha Oliveira, da Hapvida NotreDame Intermédica.

“Esse é um evento muito importante para debatermos a depressão no pós-parto e incentivarmos a valorização da vida, além de mostrarmos a essas mães, gestantes, puérperas e mães de bebês da nossa Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) que elas não estão sozinhas. A melhor forma de prevenir as doenças mentais é falando sobre elas e, sem dúvidas, será um momento muito rico de escuta ativa que ajudará nossas pacientes a passar por esta fase de uma forma mais tranquila com esclarecimentos de profissionais capacitados que irão desmistificar vários tabus sobre o tema”, aponta a assistente social Janaína Ramos, uma das organizadoras da ação.

"O CinePipoca é mais uma ação do Projeto 'Apaixonados pela Vida', realizado em todas as unidades da Hapvida NotreDame Intermédica pelo Brasil, que mostra o nosso cuidado em acolher nossos pacientes durante a experiência hospitalar. Nessa edição especial do Setembro Amarelo, escolhemos um filme que conversa com todas as idades e aborda o tema da saúde mental de forma leve e divertida", enfatiza a Dra. Franciane Gonçalves, diretora médica de Projetos e Cuidados Especiais da Hapvida NotreDame Intermédica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: