X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Novo grupo de repatriados retirados da Faixa de Gaza desembarca em Brasília

Repatriados serão encaminhados para casa de familiares e amigos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novo grupo de repatriados retirados da Faixa de Gaza desembarca em Brasília
Voo com brasileiros repatriados chegou nesta segunda em Brasília |  Foto: Antonio Cruz/Agência Brasi

Mais um grupo de repatriados da Faixa de Gaza chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (11) e desembarcou na Base Aérea de Brasília pouco antes das 4h da manhã, segundo o Palácio do Planalto. A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira que decolou de Cairo, no Egito, às 19h03 (14h03 no horário de Brasília), de domingo (10), trazia 48 repatriados.

Segundo o Governo, o grupo que chegou esta manhã conta com 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres (duas idosas) e quatro homens adultos. Entre eles, 11 binacionais brasileiro-palestinos e 37 palestinos.

Leia mais notícias Nacionais aqui

Quem recebeu o novo grupo foi o secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), André Quintão, que afirmou que a estadia dos recém-chegados em Brasília ocorre por dois a três dias, enquanto questões como imunização, documentação e contato com familiares são resolvidos.

Os repatriados serão encaminhados para casa de familiares e amigos, e os que não possuem referência no Brasil serão abrigados pela assistência social. "Um suporte para eles reconstituírem as trajetórias, já que vêm de uma situação bastante complexa", afirmou Quintão.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, uma lista de 102 brasileiros e familiares próximos apresentada aos governos envolvidos para autorização da saída da Faixa de Gaza, 24 tiveram a saída negada, incluindo sete brasileiro-palestinos. Com isso, alguns familiares dos que não foram autorizados também acabaram desistindo.

Este é o segundo grupo de brasileiros retirados da Faixa de Gaza. O primeiro grupo, composto por 32 pessoas, chegou ao País em 13 de novembro. Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, 1.525 passageiros e 53 animais domésticos foram resgatados da região na toda. Este é o décimo primeiro voo da Operação de resgate.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: