X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Cão terapeuta ajuda crianças na Ucrânia

Pitbull chamado Bice é a nova estrela do instituto em Kiev que trabalha na reabilitação emocional de jovens impactados pela guerra


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cão terapeuta ajuda crianças na Ucrânia
Crianças traumatizadas pela guerra brincam com o cão Bice no Centro de Reabilitação Social e Psicológica. |  Foto: Divulgação

Um brincalhão cachorro cinza de 8 anos chegou no início de dezembro a um centro de reabilitação nos arredores de Kiev, capital da Ucrânia, pronto para iniciar suas funções: confortar crianças traumatizadas pela guerra com a Rússia.

Bice, um pitbull terrier americano, fica aguardando ser chamado do lado de fora da sala. Enquanto espera, uma dúzia de crianças estavam sentadas ao redor de uma mesa ouvindo a psicóloga Oksana Sliepova.

“Quem tem cachorro?”, ela perguntou e várias mãos se levantaram: “Eu, eu, eu!”. As sete meninas e nove meninos, com idades variando de 2 a 18 anos, parecem como crianças em aula. Mas eles têm histórias particulares.

Alguns testemunharam os soldados russos invadirem suas cidades e espancarem seus parentes. Outros são filhos, filhas, irmãos ou irmãs de soldados que estão nas linhas de frente ou foram mortos.

Imagem ilustrativa da imagem Cão terapeuta ajuda crianças na Ucrânia
Bice posa para fotos ao lado de uma das crianças atendidas pela terapia. Pitbull passou a participar das atividades neste mês. |  Foto: Divulgação

Sliepova perguntou se queriam conhecer alguém. “Sim”, eles responderam. A porta se abre. Os rostos das crianças brilharam. E entra Bice, o terapeuta que abana o rabo.

Darina Kokozei, cuidadora do cachorro, pediu que as crianças viessem uma a uma, para que ele fizesse algumas brincadeiras. Em seguida, um abraço em grupo e algumas guloseimas para Bice.

Por mais de 30 minutos, Bice deixou que todos o tocassem e abraçassem, sem nunca latir. Era como se nada mais importasse naquele momento, como se não houvesse nada com que se preocupar.

As crianças se reúnem no Centro de Reabilitação Social e Psicológica, um centro comunitário administrado pelo estado onde as pessoas podem obter ajuda para lidar com experiências traumáticas após a invasão da Rússia em fevereiro. 

Os funcionários fornecem terapia psicológica regular para qualquer pessoa que tenha sido afetada de alguma forma pela guerra.

Localizado em Boyarka, a cerca de 20 quilômetros de Kiev, o centro foi criado em 2000 como parte de um esforço para dar apoio psicológico às pessoas afetadas, direta ou indiretamente, pela explosão na usina de Chernobyl em 1986.

Agora, concentra-se nas pessoas afetadas pela guerra. Enquanto algumas áreas estão sem energia após os ataques russos, o prédio é um dos poucos com luz e aquecimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: