Técnico de algoz do Corinthians na Libertadores, que viralizou por elegância, vota com traje saudita
Escute essa reportagem

Após viralizar pela elegância na escolha dos ternos da Libertadores, quando o Barcelona de Guayaquil eliminou o Corinthians na terceira rodada, Segundo Castillo – também conhecido por “Sir Second Castle” e “El Mortero Chocolate” – utilizou uma veste árabe e saudita neste domingo, 13, para votar no segundo turno das eleições presidenciais do Equador, que resultou na reeleição de Daniel Noboa.
Castillo utilizou um traje completo, com a guthra ou keffiyeh (lenço quadriculado na cabeça), igal (corda preta que segura o lenço) e o thobe (tradicional túnica branca). Ao redor do Mundo Árabe, cada país tem sua própria forma de se vestir, e seguem os preceitos da religião islâmica. A versão escolhida pelo treinador do Barcelona de Guayaquil é comum na Arábia Saudita, onde jogou durante sua carreira.
Contra o Corinthians, escolheu paletó e colete brancos, calças pretas, sapatos brilhantes e uma gravata borboleta preta, em uma ‘noite de gala’ do Barcelona na vitória por 3 a 0. Na volta, em derrota por 2 a 0 na Neo Química Arena, mas que garantiu a classificação à fase de grupos, inverteu as cores, optando por tons escuros no paletó.
“Um olhar tão elegante e fora do comum – nenhum técnico jamais tinha ostentado algo tão completo na história do futebol – para sequestrar os olhos não só dos espectadores no estádio, mas de todo o mundo”, escreveu a Vogue, após a repercussão do estilo de Castillo. A publicação ainda destacou que, se Castillo fosse convidado, estaria de acordo com o tema do próximo Met Gala – definido como “Black Dandy”.
Após pendurar as chuteiras, Castillo trabalhou como assistente técnico do Barcelona entre 2022 e 2024, trabalhando ao lado de nomes como Ariel Holan e Fabián Bustos, treinadores argentinos que também tiveram passagens pelo Santos nos últimos anos. No final da última temporada, assumiu de maneira interina o comando da equipe após a saída de Holan.
Em seis jogos, somou três vitórias e três empates, desempenho que resultou em sua efetivação no comando da equipe. Castillo se tornou, ao começar a temporada de 2025, o primeiro treinador equatoriano a iniciar um ano à frente do Barcelona de Guayaquil em 14 anos.
Desde então, são 21 partidas, com 13 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas – para o Corinthians, na Neo Química Arena, e diante do Independiente Del Valle, fora de casa, na semana em que poupou jogadores no Campeonato Equatoriano, pensando na pré-Libertadores.
Comentários