X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Papa Francisco parabeniza Sinner e exalta Itália por título do Aberto da Austrália

Pontífice exaltou o título do Aberto da Austrália e também o esporte italiano, além de comentar sobre a importância da modalidade


Ouvir

Escute essa reportagem

Novo campeão de Grand Slam, o tenista italiano Jannik Sinner recebeu os parabéns do papa Francisco nesta segunda-feira, um dia após o seu feito em Melbourne. O pontífice exaltou o título do Aberto da Austrália e também o esporte italiano, além de comentar sobre a importância da modalidade.

"Hoje temos que parabenizar os italianos porque ontem eles foram campeões na Austrália. Então, parabéns a eles também", declarou o papa durante audiência com o Real Club de Tênis de Barcelona. O clube espanhol celebrava o seu 125º aniversário.

O papa Francisco observou que, sendo o tênis um esporte individual ou jogado em duplas, "parece que o objetivo do jogo é ser melhor que o adversário". "No entanto, olhando para a história do clube percebe-se que, na realidade, desde a sua origem inglesa, o tênis é uma expressão da abertura dos criadores ao que pode vir de fora e do diálogo com outras culturas."

Ele aproveitou os comentários para tirar lições do esporte. "No tênis, como na vida, nem sempre podemos vencer. Mas é um desafio enriquecedor se for jogado de forma educada e de acordo com as regras. O esporte não envolve apenas competição, mas também relações. E, no caso do tênis, é um diálogo que muitas vezes se torna artístico."

Sinner vem quebrando barreiras para o tênis italiano desde a temporada passada. No fim do ano, liderou a equipe do seu país em busca do título da Copa Davis, o primeiro da equipe desde 1976. Em Melbourne, se tornou o primeiro italiano a se sagrar campeão em simples. Além disso, encerrou um jejum de quase 50 anos sem troféus para tenistas do seu país em torneios de Grand Slam.

O último italiano a ganhar um título deste nível em simples foi Adriano Panatta em 1976. "Ele é um garoto excepcional e um dos melhores produtos de exportação que temos", disse o próprio Panatta em entrevista nesta segunda. "Ele certamente vencerá muitos Slams. Ele tem uma mistura de grande habilidade, forte desejo e grande caráter. Além disso, ele sabe como se comportar em momentos difíceis. Raramente vi um jogador assim."

No domingo, o número quatro do mundo precisou se superar em quadra na grande final. Contra o russo Daniil Medvedev, Sinner perdia por 2 sets a 0 e teve que buscar a virada para vencer por 3 a 2.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: