Corrida Tribuna Ruas da Cidade: gêmeos ensinam segredo da saúde e disposição
Amarílio e Deolindo Braga, de 72 anos, falam sobre o sucesso nas provas. Um deles definiu a sensação de correr como “flutuar”
Escute essa reportagem
Os gêmeos Amarílio Braga e Deolindo Braga, de 72 anos, têm muito mais em comum do que terem nascido no dia 6 de março de 1952 e compartilharem a aparência física. Eles são campeões de corridas de rua pelo Brasil e até no exterior. No domingo, participaram da 11ª edição da Corrida Tribuna Ruas da Cidade.
Amarílio foi o campeão da categoria 70 anos – masculino 10 km, com a marca de 48min09s, e ganhou troféu e medalha. Deolindo conquistou o 2º lugar na categoria 70 anos – masculino 5 km, com 23min50s, ganhando a medalha do pódio e de participação.
O segredo para tantas conquistas? Ambos respondem que são os cuidados com a saúde e a prática de esportes, desde a infância.
“A vida inteira jogamos bola, desde os 8 anos de idade. Chegamos a jogar na escolinha da Desportiva, depois no juvenil. Quando começamos a trabalhar, as empresas tinham seus times de futebol e a gente participava. Depois, meu irmão começou com a corrida e me convidou”, conta Amarílio.
Deolindo revela que a prática começou desde a primeira corrida das Dez Milhas Garoto, que em 2024 completou 33 anos. De lá para cá, coleciona mais de 190 troféus e mais de 100 medalhas que conquistou por chegar entre as três primeiras colocações.
“Não adianta beber ou fumar. A gente tem que olhar para a gente e tomar conta do nosso corpo. O esporte é para todo mundo. Não tem idade para nada”.
Amarílio conta que o café da manhã pode variar entre aipim, inhame, batata-doce ou banana-da-terra cozidos. O almoço inclui salada, ovos e peixes. O jantar tem sempre uma sopa de legumes com beterraba ralada ou repolho.
“Os ovos e os peixes podemos preparar de várias maneiras. Gosto de laranja, maçã, pera, castanha e uva passa. Sucos de limão, de beterraba, cenoura, sempre com gengibre, mas zero açúcar. Se for adoçar, uso mel”, diz Amarílio.
Os irmãos elogiaram a Corrida Tribuna Ruas da Cidade. “Foi uma maravilha! A chuva ajudou. O percurso estava muito bom, sem perigo, e o evento muito bem organizado”, disse Deolindo.
Amarílio definiu a sensação de correr como estar “flutuando”. “Foi uma corrida fantástica. Fazer esse percurso foi o mesmo que estar 'flutuando' com a orla, arranha-céus, o paisagismo, parabéns a Rede Tribuna”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários