X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Corinthians quer Tite e faz consulta para retorno do técnico após 9 anos


Ouvir

Escute essa reportagem

O Corinthians quer o retorno de Tite para ocupar o lugar deixado por Ramón Díaz. O técnico campeão mundial com o clube em 2012 foi procurado por representantes corintianos, segundo apurou o Estadão.

A busca pelo treinador se dá após não haver avanço por Dorival Júnior. Ainda que o ex-técnico da seleção brasileira agrade, conversas preliminares não evoluíram a uma negociação de fato.

O time corintiano foi comandado interinamente pelo treinador do Sub-20, Orlando Ribeiro, na vitória sobre o Sport pelo Brasileirão. Se ainda não tiver definição e regularização de um novo nome até quinta-feira, será Ribeiro o responsável por orientar o time diante do Racing de Montevidéu, na Neo Química Arena.

Imagem ilustrativa da imagem Corinthians quer Tite e faz consulta para retorno do técnico após 9 anos
Visto como um dos maiores técnicos da história do Corinthians, Tite teve três passagens pelo clube. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Caso Tite e Corinthians fecharem um novo acordo, será a quarta vez que ele comanda o time corintiano. A primeira foi no começo do século, quando assumiu a equipe que brigava para não cair no Campeonato Brasileiro de 2004.

O gaúcho não apenas salvou a equipe como brigou por uma vaga na Libertadores, o que não deu certo. No ano seguinte, Tite deixou o Corinthians, que recebia investimento da MSI, a qual ele acusou de intervir no trabalho técnico.

Tite retornou em 2010, já no final da temporada, na tentativa de remobilizar o grupo que chegou a brigar pelo título do Brasileirão, mas vivia má fase. Foram apenas oito jogos naquele ano, com cinco vitórias e três empates.

O ano de 2011 começou complicado, com o vice no Campeonato Paulista e a queda na Pré-Libertadores, diante do Tolima. A coroação veio com o título do Brasileirão, ao fim do ano.

Imagem ilustrativa da imagem Corinthians quer Tite e faz consulta para retorno do técnico após 9 anos
Tite soma seis títulos pelo Corinthians em três passagens pelo clube. Foto: JF Diorio/Estadão

Nada é maior na relação entre Tite e Corinthians que a temporada de 2012. O técnico levou o clube ao inédito título da Libertadores, de forma invicta. No fim da temporada, a equipe bateu o Chelsea e foi campeã mundial.

O ano seguinte foi de apenas o título do Paulistão, antes de Tite entrar em uma no sabático. Ele foi apontado como o nome certo para a seleção brasileira após a Copa do Mundo no Brasil, mas a CBF preferiu Dunga. Tite, então, voltou ao Corinthians.

A terceira passagem cobre os anos de 2015 e 2016. Novamente campeão brasileiro, o técnico teve o trabalho interrompido para, enfim, assumir a seleção. O gaúcho comandou o time nos ciclos dos Mundiais da Rússia e do Catar, com duas eliminações nas quartas de final.

Somente no fim de 2023, Tite voltou a treinar. O técnico fechou com o Flamengo. O trabalho durou cerca de um ano, após o clube ser eliminado na Libertadores de 2024. Desde então, o técnico vivia expectativa de treinar na Europa e chegou a excursionar pelo continente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: