X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

CBF inicia treinamento da arbitragem após críticas sobre erros

Atividades fazem parte de um projeto-piloto para a profissionalização da arbitragem. Entenda


Ouvir

Escute essa reportagem

Cerca de 75 árbitros de campo, assistentes e árbitros de vídeo da Série A do Campeonato Brasileiro deram início, nesta segunda-feira, no Rio, a um período de treinos, que vai até quinta-feira, sob coordenação da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As atividades fazem parte de um projeto-piloto para a profissionalização da arbitragem.

Os treinamentos foram anunciados após reportagem da revista piauí que denunciou gastos milionários da CBF com parlamentares, figuras da classe artística e membros do Poder Judiciário, além de aumento nos salários de presidentes das federações estaduais. No dia do anúncio, duas equipes de arbitragens foram afastadas após erros no Brasileirão.

Apesar dos altos valores gastos pela CBF, a piauí revelou a suspensão de todas as viagens aéreas e hospedagens pagas pela CBF a árbitros da Série A do Campeonato Brasileiro, que deveriam realizar quinzenalmente um treinamento e avaliação física em um clube privado do Rio. A entidade alegou restrições orçamentárias e a avaliação passou a ocorrer apenas por videoconferência.

A proposta da CBF, agora, é trabalhar prática e teoria, em três turnos de atividade. Segundo o coordenador-geral da comissão, Rodrigo Cintra, o planejamento é colocar de pé um trabalho de profissionalização em até 18 meses.

“Vamos trabalhar os princípios de treinamento na parte prática, o que já aprenderam na teoria e que vêm trabalhando no campo de jogo. Nosso trabalho é aprofundar estes conhecimentos, aplicando e repetindo procedimentos para que se automatizem nas equipes de arbitragem e fazer um alinhamento muito maior para a nova cultura do VAR, que é ajudar o árbitro a enxergar o que ele não vê no campo e auxiliá-lo a tomar a melhor decisão.”

Nesta terça-feira, os árbitros terão atividades no Clube da Aeronáutica (CAER), o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) e o hotel da concentração, com jogos simulados por equipes do futebol carioca de base, com a montagem de uma estrutura do VAR e simulações para prática do VAR.

    “Cerca de 50% dos trabalhos desta semana estão focados em fazer com que os árbitros VAR estejam em sintonia com os árbitros de campo, para entenderem que não são interventores e, sim, assistentes de vídeo, que estão para ajudar o árbitro a acertar e tomar a melhor decisão em campo”, disse Rodrigo Cintra.

    A concentração se dará antes do início da quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Árbitros eventualmente escalados para as partidas seguirão viagem para apitar o jogo e, em seguida, retornarão ao Rio para dar prosseguimento às atividades.

    MATÉRIAS RELACIONADAS:

    Comentários

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

    SUGERIMOS PARA VOCÊ: