Estímulo ao espírito empreendedor
Iniciativas do Sebrae envolvem cursos e formações especiais para professores e até jogos digitais para os estudantes
Escute essa reportagem
Identificar oportunidades, desenvolver soluções e contribuir para o mercado de trabalho e para o convívio social. O chamado empreendedorismo está cada vez mais presente no dia a dia de crianças e adolescentes, tanto em sala de aula quanto fora dela.
Pensando em reforçar a importância de empreender a partir de qualquer idade e unir esse processo à aprendizagem, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) proporciona projetos que estimulam o espírito empreendedor desde a infância.
os números em 2022
22 mil estudantes beneficiados
1,5 mil professores capacitados
240 escolas atendidas
As iniciativas envolvem cursos e formações especiais para professores e até jogos digitais para os alunos.
A coordenadora do Programa Educação Empreendedora no Sebrae-ES, Fabíola Bravim, aponta que este tipo de ação torna os estudantes mais aptos para a vida em sociedade.
“A educação é o caminho para uma sociedade mais igualitária. Somada ao empreendedorismo, ela ajuda a formar cidadãos mais preparados a enfrentar os desafios do dia a dia, seja conduzindo seus empreendimentos ou colaborando com a construção de uma sociedade mais justa”, destacou.
Um dos projetos de maior alcance na área de educação, o programa tem colhido bons resultados. Só em 2022, as ações já beneficiaram mais de 22 mil estudantes e mais de 1,5 mil professores, com projetos desenvolvidos com os ensinos fundamental, médio e superior.
O objetivo é promover políticas de formação e de inserção do empreendedorismo. A coordenadora ressalta, ainda, que as ações abrem portas para o futuro dos alunos contemplados pelo programa.
“No Espírito Santo, somente neste ano, mais de 240 escolas já foram atendidas. Trabalhamos o empreendedorismo como uma forma de preparar crianças e jovens para um novo mundo de trabalho, que exige flexibilidade, capacidade de iniciativa e adaptação às mudanças”, comentou Fabíola.
As unidades de ensino públicas e particulares interessadas em aderir ao programa devem fazer contato com o Sebrae-ES por meio da Central de Atendimento, no número 0800 570 0800.
Jogos digitais e cursos de formação
Para além da sala de aula, é possível aprender sobre empreendedorismo do jeito que as crianças mais gostam: brincando. Tendo em vista a inserção do tema no cotidiano dos pequenos, o Sebrae lançou o aplicativo Dinolândia.
“No game, as crianças se tornam donas de um parque e precisam cuidar da alimentação dos animais, da limpeza, da infraestrutura e até da promoção de vendas para mantê-lo sempre movimentado”, explica Fabíola Bravim sobre o funcionamento do jogo.
“O objetivo é desenvolver nas crianças competências empreendedoras de uma maneira moderna e atrativa”, contou.
Ao todo, o jogo contempla 30 fases e os pais podem acompanhar o desenvolvimento dos filhos através de um recurso do aplicativo.
O game é voltado para os pequenos de seis a 10 anos ou para estudantes de anos iniciais do ensino fundamental. Ele está disponível nas lojas de aplicativos.
Se de um lado é brincando que se aprende, do outro, professores se mobilizam para acompanhar este processo. Isso porque preparar os alunos para enfrentar os desafios e enxergar as oportunidades requer conhecimento.
Capacitação
Pensando nisso, o Sebrae-ES tem contribuído para a formação de professores, com capacitações gratuitas e online. É o caso da trilha Professor do Futuro.
Com duração de 17 horas, o curso habilita os profissionais na abordagem do tema do empreendedorismo e os instrui a como levá-lo para ser trabalhado em sala de aula. O curso está disponível no Portal Sebrae, junto com outras opções de formação para professores.
As ações do Sebrae-ES
Game voltado para crianças
Programa Educação Empreendedora
O objetivo do programa é promover políticas de formação e de inserção do empreendedorismo em sala de aula.
Em 2022, até o momento, as ações já beneficiaram mais de 22 mil estudantes , 1,5 mil professores e 240 escolas.
Projetos desenvolvidos com os ensinos fundamental, médio e superior.
Dinolândia
Game no qual as crianças se tornam donas de um parque e precisam cuidar de seu funcionamento para Mantê-lo sempre movimentado.
Voltado para crianças de 6 a 10 anos.
Pais podem acompanhar o desenvolvimento dos filhos através de um recurso do aplicativo.
Disponível nas lojas de aplicativos.
Professor do Futuro
Curso que habilita os profissionais na abordagem do tema do empreendedorismo e instrui a como levá-lo para ser trabalhado em sala de aula.
Curação de 17 horas.
Cisponível no Portal Sebrae, junto com outras opções de formação para professores.
Fonte: Sebrae-ES.
Comentários