X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Música

Festival Novos Cantores: conheça Cesar Baldan

Festival leva 10 artistas para tocar com orquestra em show na próxima quinta e disputar final


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Festival Novos Cantores: conheça Cesar Baldan
Cesar Baldan |  Foto: Divulgação/Victor de Prá/Studio Base 40

Música do festival: “Dois Sóis”, escrita com a mineira Tata Rocha, que estará presente na final.

Inspiração: “Fim entre memórias e silêncios”, por Cesar Baldan

“A criação desta canção começou em 2020, em pleno isolamento da pandemia. Tatá Rocha me enviou uma melodia e uma estrofe, sugerindo o tema central da música, e, a partir daí, nos envolvemos em um processo criativo.

Cada novo encontro virtual trazia uma pausa e um espaço para reflexão, onde revisávamos a composição e trazíamos novas ideias. E assim fomos esculpindo a canção em camadas, como um diálogo silencioso entre ideias e melodias.

A música explora o paradoxo de uma relação que nunca chegou a se concretizar, mas que, de certa forma, teve um fim entre memórias e silêncios. A despedida de algo que se quis muito, mas que não chegou a ser”.

Curiosidade: “Trabalho com música há mais de 20 anos e só agora, em 2024, lancei meu primeiro trabalho solo autoral. O EP “ACÁ” vem dessa urgência de colocar, no mundo, composições de tantos anos.

Como é fazer parte desse festival?

“Foi uma grata surpresa estar entre os finalistas. Ter uma composição minha em parceria com a Tatá Rocha arranjada para orquestra é algo grandioso, uma oportunidade única. E ainda interpretar a canção “Dois Sóis” à frente da Orquestra Camerata Sesi é uma alegria, e uma grande responsabilidade”.

Inspiração: “Sem um ponto final”, por Tatá Rocha

“Sou parceira musical do proponente capixaba César Baldan e vou apresentar nossa canção, que é um dueto. Embora este não seja seu tema, ‘Dois Sóis’ é uma música que nasceu durante o período de isolamento social, foi naquele momento como um exercício de linguagem, com a linguagem cantada, escrita e tocada. Eu em Minas Gerais e o César no Espírito Santo, fazendo música, pela primeira vez juntos, à distância. A composição aconteceu por fragmentos. Aos poucos, a música foi sendo cultivada e construída. Ficou por um tempo existindo apenas para nós dois e agora tem a possibilidade de chegar para mais pessoas.

Em relação à letra, acredito que cada um de nós estava pensando em diferentes vivências e relações. A letra traz dualidades, pode ser entendida como uma relação que muito se quis e nunca se concretizou, mas também pode dizer de relações que terminam sem um ponto final, que terminam pelo nosso cansaço”.

Curiosidade: “Sou urbanista, arquiteta, acabei de terminar um mestrado em Educação. Trabalho com uma pesquisa transdisciplinar chamada "Cartografias Afetivas", que mistura educação urbana e artes visuais por meio de intervenções em escolas públicas e periféricas”.

Como é fazer parte desse festival?

“Foi uma grata surpresa estar entre os semifinalistas, uma honra e uma alegria enorme ter a chance de apresentar uma música neste formato, ao lado do Cesinha, ao lado de uma orquestra, em um festival tão bem produzido como o Festival Novos Cantores. Com certeza, será um desafio diferente. Minha vivência musical é muito atrelada à coletividade da banda. Por outro lado, tenho composições com parceiros de vários cantos do País, então poder experimentar um outro formato artisticamente é sempre instigante: dá medo, empolgação, ansiedade, nos coloca em movimento, principalmente. Coloca a música em movimento. Fazer parte do festival é a possibilidade de criar novas conexões através da canção, que é uma das coisas que mais amo fazer nesta vida”.

QUEM É?

Nome: Cesar Baldan

Idade: 40 anos

Onde nasceu: Vitória

Principais lançamentos: EP “ACÁ” (primeiro trabalho solo autoral) e single “Lágrimas de Lama”.

Nome: Tatá Rocha

Idade: 32 anos

Onde nasceu: Juiz de Fora (MG).

Principais lançamentos: Os trabalhos com minha banda "Tata Chama e as Inflamáveis" , EP "Despertar" (2018) e o disco "Fogo-Fátuo" (2022).

Veja mais em: Festival Novos Cantores leva músicos para tocar com orquestra em show na quinta

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: