Nos últimos dois meses, o Sistema Transcol recebeu um upgrade de peso: a chegada de 107 ônibus novinhos em folha, todos equipados com o motor Euro 6, sendo 41 entregues nessa semana, e 66 em junho. Todos devem começar a rodar até o fim de agosto. E ainda tem mais coletivos para chegar!
A Euro6 é o que há de mais avançado no setor de transporte em termos de controle da poluição do ar com motorização a diesel. Os veículos projetados com o Euro 6 podem reduzir em 80% as emissões de gases poluentes na atmosfera, em comparação com os carros tradicionais.
“Com as novas aquisições, este ano teremos 150 coletivos com motorização diesel Euro 6 integrados à frota do Transcol. Dessa forma, até o final de setembro serão 275 coletivos com essa tecnologia”, explica o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.
Os novos ônibus também possuem ar-condicionado, elevador para acessibilidade de cadeirantes, câmeras de videomonitoramento e wi-fi.
Serão 900 novos ônibus em 5 anos
Desde 2019, as empresas operadoras, em parceria com o governo do Estado, têm investido pesado na modernização e ampliação do Sistema Transcol. Entre as melhorias implantadas está a renovação da frota, com veículos mais modernos e confortáveis, e com motores mais sustentáveis.
O resultado: já são 850 novos ônibus entregues à população desde então, e serão 900 até o final de 2024, incluindo os modelos micro-ônibus com motorização Euro 6. Isso representa uma renovação de quase 60% da frota em cinco anos.
Nesse mesmo período também foram implementados o Bilhete Único Metropolitano, o aplicativo Ônibus GV para consulta em tempo real da localização do ônibus, a recarga via aplicativos, o pagamento da tarifa via QR Code dentro dos coletivos, a ampliação dos pontos de venda e recarga do CartãoGV, com lojas parceiras espalhadas pela Grande Vitória, além do sistema de conexões entre as linhas.