X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Ações sociais atendem a mais de 8 mil pessoas

Iniciativa deve se repetir duas vezes por ano, com serviços médicos e jurídicos, doações de roupas e atrações para crianças


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ações sociais atendem a mais de 8 mil pessoas
MORADORES DA REGIÃO da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, tiveram acesso a doações e serviços |  Foto: ICM/Divulgação

Ações sociais promovidas pela Igreja Cristã Maranata (ICM) levaram doações de roupas e brinquedos, serviços de saúde e atendimento jurídico a cerca de 8.500 pessoas.

A iniciativa mais recente ocorreu no dia 21 de dezembro, no Maanaim de Carapina, na Serra. Durante o evento, foram distribuídos 2.500 brinquedos e mais de 5.000 peças de roupa e calçados a cerca de 3.500 pessoas.

Elias de Souza, morador de Serra Dourada, foi com a família. “Minhas filhas ficaram muito felizes com os brinquedos que puderam escolher. Também estamos levando calçados. Eu fico feliz de ver uma ação como essa, porque sabemos que muitos pais não têm condições de comprar algumas coisas para seus filhos”.

Durante o evento, também havia pastores no local orando pelos participantes que desejaram.

Já em julho, no Maanaim de Terra Vermelha, em Vila Velha, cerca de 5.000 pessoas tiveram acesso a consultas gratuitas com pediatras, oftalmologistas, ginecologistas, dentistas e psicólogos, entre outros serviços. Os participantes foram convidados a assistirem a um culto, e o templo ficou cheio.

No Maanaim, foi montado um balcão de empregos e oferecida assessoria jurídica, além de atendimento com o Procon e empresas parceiras, como EDP e Cesan.

As crianças puderam participar de contação de histórias e outras atividades promovidas pela escola Edward Dodd.

A presença de policiais com cães de serviço e de bombeiros, que ensinaram sobre primeiros socorros e prevenção de incêndios, também fez a alegria dos pequenos.

O pastor Ronaldo Ramos Júnior, um dos responsáveis pela organização do evento, falou sobre a expectativa de realizar novas edições.

“Esperamos que as ações sociais em Terra Vermelha ocorram de forma semestral, reforçando o compromisso da Maranata com o bem-estar social e o apoio às comunidades carentes”.

Rodrigo Dalfino, que foi um dos 500 voluntários envolvidos com o evento, lembrou que muitos participantes queriam ouvir sobre Jesus. “Recebemos muitas pessoas desejosas de uma benção de Deus e elas receberam orações por parte de um grupo de pastores”.

A Igreja Maranata também planeja ações semelhantes nos municípios de Vitória e Cariacica.

Verduras vendidas a preço de custo

No Maanaim de Terra Vermelha, em Vila Velha, os alimentos produzidos na horta sustentável são vendidos a preço de custo para os membros das igrejas Maranata da região.

A horta é chamada de sustentável porque, nela, o cultivo de alimentos é feito de forma responsável e consciente, respeitando o meio ambiente.

Alface, couve, salsa e cebolinha são alguns dos alimentos cultivados. Os produtos orgânicos são colhidos e vendidos a preço de custo durante os intervalos dos eventos realizados no Maanaim. O valor das vendas é reinvestido na manutenção e na ampliação da própria horta, possibilitando a continuidade dessa iniciativa.

Todo o trabalho de plantio, colheita, preparação e venda dos legumes e verduras é realizado de forma voluntária por membros da Igreja Cristã Maranata (ICM).

O mesmo acontece com todo o trabalho de manutenção do Maanaim de Terra Vermelha e de preparação para os eventos, como destacou o pastor Ronaldo Ramos Júnior, coordenador das igrejas da região de Terra Vermelha.

“Esse trabalho voluntário é uma forma de gratidão ao Senhor, além de uma oportunidade de ajudar ao próximo. Cada um trabalha conforme a sua disponibilidade e com muito amor”, ressaltou.

Economia de 40 mil copos por mês com uso de canecas

A Igreja Cristã Maranata (ICM) segue dando passos significativos rumo à sustentabilidade. No Maanaim do Espírito Santo, em Marechal Floriano, a adoção de canecas no lugar de copos descartáveis tem evitado que 40 mil copos plásticos sejam descartados a cada mês.

Essa iniciativa, que começou em outubro, gerou uma economia mensal de aproximadamente R$ 6 mil, de acordo com o pastor Alex Sandro Jansen, gestor do Maanaim.

Ele afirmou que a mudança foi bem recebida pelos frequentadores do espaço. “O público aderiu totalmente, usando as canecas que fornecemos ou trazendo de casa. O objetivo é mais amplo do que reduzir custos. Queremos educar para a sustentabilidade, diminuir o impacto ambiental e gerar menos lixo”.

O pastor explicou que os frequentadores podem adquirir canecas no Maanaim e, ao final dos eventos, entregá-las e receber o dinheiro de volta, mas a maioria das pessoas tem preferido ficar com as canecas.

O Maanaim do Espírito Santo recebe eventos quinzenalmente. Eles reúnem até 4 mil pessoas, e a maior parte delas fica no local de sexta-feira a domingo. Assim, eram usados até 20 mil copos descartáveis por evento.

A eliminação do uso desses copos trouxe economia também com sacos de lixo e redução no volume de resíduos gerados. A coleta seletiva foi reforçada no Maanaim para assegurar que os poucos materiais descartáveis sejam reciclados.

Sítio Esperança abastece Maanaim com alimentos

Outro destaque da Igreja Cristã Maranata (ICM) na promoção de sustentabilidade é o Sítio Esperança, localizado no município da Serra.

Na propriedade, são produzidos legumes, verduras e frutas sem agrotóxicos, além de leite e queijo sem lactose. Os alimentos são usados para abastecer o Maanaim do Espírito Santo durante os seminários.

Segundo o gestor do Maanaim, Alex Sandro Jansen, em cada evento, são usados cerca de 1.300 litros de leite produzidos no sítio. Isso gera uma economia de, aproximadamente, R$ 13 mil por mês.

“O Sítio Esperança não visa lucro, mas é altamente produtivo. Toda a produção é destinada a atender às demandas dos Maanains, oferecendo sempre produtos frescos e saudáveis aos membros da igreja que participam dos eventos”.

A propriedade também se destaca pela geração de energia solar. Com 2.900 painéis solares instalados, a usina fotovoltaica do Sítio Esperança supre a demanda de, aproximadamente, 900 igrejas.

No estado do Espírito Santo, a ICM conta com mais nove usinas solares, localizadas em Maanains e igrejas.

Em todo o País, a instituição possui 53 usinas solares, muitas ainda em construção. Essa infraestrutura permite reduzir significativamente os gastos da instituição com energia elétrica.

Imagem ilustrativa da imagem Ações sociais atendem a mais de 8 mil pessoas
CANECAS substituem descartáveis |  Foto: ICM/Divulgação