X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Ação Social promovida pela Maranata atraiu mais de dez mil pessoas em Vila Velha

Evento ofereceu diversos serviços serviços gratuitos, como atendimento médico, odontológico e jurídico


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ação Social promovida pela Maranata atraiu mais de dez mil pessoas em Vila Velha
Foto arquivo ICM

No último sábado, dia 27 de julho, a Igreja Cristã Maranata realizou um Dia de Ação Social em Terra Vermelha, Vila Velha, ES. O evento, ocorrido no Maanaim de Terra Vermelha, contou com uma série de serviços gratuitos e atraiu mais de 10 mil pessoas.

Foram oferecidos à comunidade uma gama de serviços, como atendimento jurídico, médico e financeiro, além de corte de cabelo, renegociação de dívidas e auxílio na prestação de outros serviços sociais.

As atividades começaram cedo, com a distribuição de centenas de senhas a partir das 7h, além de atendimentos de livre demanda. O coordenador das igrejas da região de Terra Vermelha, pastor Ronaldo Ramos Júnior, destacou que essa é mais uma iniciativa de cunho social da Igreja Cristã Maranata.

“Durante as enchentes no sul do Estado e do País, providenciamos todo tipo de ajuda. A igreja está sempre auxiliando a sociedade no que precisar e agora, mais uma vez, abre as portas de uma instalação dela para realizar uma ação que já foi feita no Maanaim de Cariacica”, armou o pastor.

Mais de 500 voluntários participaram, incluindo membros da igreja e profissionais de empresas privadas e órgãos municipais, estaduais e federais, como a Caixa Econômica Federal.

“Foi um evento social aberto a todos de Vila Velha, independentemente de morarem na Grande Terra Vermelha ou não. Entendemos que, como igreja, devemos também contribuir com as pessoas mais necessitadas, não apenas com uma palavra de fé, mas também com ações que mudem a vida dessas pessoas”, ressaltou o pastor Ronaldo.

Além dos serviços oferecidos, um grande bazar foi organizado, onde a população pôde escolher roupas e brinquedos gratuitamente. O pastor Gilenildo Souza, responsável pelo bazar, expressou sua satisfação em servir a comunidade.

“Recebemos muitas doações de roupas, então fizemos uma triagem para oferecer peças em boas condições à população. Os itens ficaram expostos e as pessoas puderam escolher, ver o que era do seu tamanho e levar para casa sem nenhum tipo de custo. No bazar, as famílias também puderam receber brinquedos para seus filhos”, comentou o pastor Gilenildo.

A dona de casa e moradora do bairro Barramares, região da Grande Terra Vermelha, Rosilda Rodrigues, aproveitou a ação para renovar o guarda-roupa dos nove filhos. Segundo ela, a ação social promovida pela ICM chegou em uma boa hora, pois sempre tem muita dificuldade em comprar roupas para os filhos e para ela. Além de roupas, a dona de casa aproveitou para que os filhos pudessem pegar alguns brinquedos.

“É uma grande alegria ver meus filhos contentes com os brinquedos novos e as roupas novas. Hoje em dia é tudo muito caro e contar com uma ajuda assim é maravilhoso”, falou a dona de casa.

Imagem ilustrativa da imagem Ação Social promovida pela Maranata atraiu mais de dez mil pessoas em Vila Velha
Foto arquivo ICM

APOIO MATERIAL E ESPIRITUAL

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o vereador e membro da igreja, Rômulo Lacerda, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo Filho, que destacaram a importância das ações promovidas pela Igreja Cristã Maranata para o município.

“A Maranata tem um papel extremamente importante na nossa cidade. Aprendemos muito com a instituição que o bem-estar social é uma tarefa social e somos gratos pelo cuidado que a ICM tem em promover uma comunidade mais justa e saudável”, declarou o prefeito.

Lacerda ressaltou a missão da igreja, que vai muito além de apenas servir nos cultos, mas também a importância de cuidar dos mais necessitados.

“O nosso papel como igreja é além do apoio espiritual. Nós da Igreja Cristã Maranata entendemos que é nossa responsabilidade cuidar dos menos favorecidos”, declarou o vereador.

Durante todo o evento, o público também recebeu atendimento espiritual. Pastores e membros da Igreja Cristã Maranata estiveram à disposição para orar e aconselhar os participantes.

Ação Social da ICM Promoveu Inclusão Digital em Terra Vermelha

Imagem ilustrativa da imagem Ação Social promovida pela Maranata atraiu mais de dez mil pessoas em Vila Velha
Foto arquivo ICM

Igreja Cristã Maranata realizou uma ação social significativa na comunidade de Terra Vermelha, com um dos principais focos na inclusão digital. Diversos serviços foram prestados à população, incluindo a emissão de documentos e o cadastro em plataformas digitais do governo, beneficiando especialmente aqueles que não possuíam registro de identidade, CPF ou cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o pastor e Oficial de Justiça, Marcos Rodrigues, que atuou como voluntário na ação, o serviço digital foi um dos mais requisitados. “Muitas pessoas estavam com dificuldades para receber algum auxílio porque precisavam apenas atualizar cadastros ou até mesmo de fazer um e-mail”, explicou o pastor. Ele destacou a simplicidade e a necessidade de orientações básicas para a população local.

“Essas pessoas dessa área de Terra Vermelha são muito simples. Às vezes, elas precisam apenas de orientações simples, como por exemplo, de como fazer um e-mail que vai dar acesso às plataformas do GOV.BR. Em outros casos, precisam apenas fazer um agendamento. Com esses recursos oferecidos na ação, eles passam a ter acesso aos direitos como cidadão e deixam de ser invisíveis digitalmente. Poder inseri-los no ambiente digital é muito gratificante.”

Entre os beneficiados, estava o aposentado José, de 72 anos, que conseguiu fazer o agendamento para tirar a segunda via de sua identidade. “Estava sem minha identidade já tinha bastante tempo, e não conseguia fazer o agendamento em lugar nenhum. Aqui, eles me explicaram tudo direitinho e  zeram meu agendamento. Agora é só aguardar o dia e ir buscar meu documento. Fiquei muito satisfeito com a atenção e educação que me atenderam,” relatou o idoso.

A ação social promovida pela Igreja Cristã Maranata mostrou-se essencial para a inclusão digital da comunidade de Terra Vermelha, proporcionando aos cidadãos os meios para exercerem seus direitos e acessarem serviços governamentais de forma mais eficaz.

DIA DE AÇÃO SOCIAL EM TERRA VERMELHA OFERECEU DIVERSOS SERVIÇOS PARA A COMUNIDADE

Próximas ações estão previstas para acontecer no município da Serra e Vitória ainda este ano

Imagem ilustrativa da imagem Ação Social promovida pela Maranata atraiu mais de dez mil pessoas em Vila Velha
Foto arquivo ICM

O “Dia de Ação Social em Terra Vermelha” trouxe uma série de serviços essenciais para a comunidade local. Organizado pela Igreja Cristã Maranata, o evento teve como objetivo proporcionar suporte médico, jurídico e social aos moradores da região.

Entre os beneficiados estava Uliana Alves da Silva, dona de casa, que aproveitou a oportunidade para se consultar com o médico clínico geral André Zerbini, um dos voluntários do evento. O Dr. Zerbini, que atendeu mais de cem pessoas durante o dia, destacou a importância da ação.

“Muitos pacientes nos procuraram para demandas simples. Às vezes, precisam apenas mostrar um exame ou obter uma orientação ou um diagnóstico simples. Muitos já estavam em busca de atendimento médico há muito tempo na rede pública, mas não conseguiam. Foi muito gratificante poder ajudá-los”, relatou.

Além da consulta com o clínico geral, Uliana também conseguiu atendimento ginecológico e realizou o exame preventivo. “Aproveitei para passar pelos médicos, pois fazia muito tempo que precisava fazer meu exame preventivo. Na rede pública, às vezes, demora muito para conseguir, e na privada é muito caro. Foi uma maravilha conseguir esses atendimentos”, compartilhou.

O evento contou com a distribuição de senhas para diversos serviços, atendendo a várias necessidades da população. Entre os serviços oferecidos estavam orientações jurídicas nas áreas de consumidor, cível, criminal, trabalhista e previdenciário. Foram disponibilizadas senhas para assistência na obtenção da Carteira de Trabalho Digital, uso de redes sociais e acesso a serviços cidadãos como Gov.br e MeuSUS Digital.

O Ônibus Rosa, equipado com psicólogos e advogadas, atendeu à demanda livre, oferecendo suporte especializado para casos de violência doméstica. Além disso, foram realizados atendimentos médicos em pediatria, urologia, ginecologia, médico generalista, oftalmologia e fonoaudiologia. A Secretaria Municipal de Saúde esteve presente, oferecendo vacinação contra COVID-19 e gripe, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e testagem rápida de IST, todos esses serviços sem necessidade de senhas.

A Polícia Ambiental atraiu a atenção das famílias com a exposição de animais empalhados, um dos destaques do evento. O Procon Municipal disponibilizou várias senhas para orientações ao consumidor e registro de reclamações, enquanto o Sebrae atendeu MEIs, oferecendo suporte para suas demandas.

O gerente do Procon de Vila Velha e voluntário na ICM, Heber Freitas Gueiros, participou da ação auxiliando as pessoas que buscaram o órgão em busca de ajuda para solucionar problemas que iam desde abuso de juros em cartões de crédito até educação financeira.

“Tivemos uma demanda bastante considerável e disponibilizamos uma equipe de advogados para ajudar em questões jurídicas simples. Aconselhamos quem estava com dívidas e quem buscou ajuda para reaver valores em cobranças indevidas”, relatou Heber.

A Caixa Econômica Federal distribuiu senhas para informações e simulações de financiamentos imobiliários e outros serviços, exceto PIS e Bolsa Família. Novas carteiras de identidade foram emitidas mediante a apresentação dos documentos necessários. A Cesan distribuiu senhas que permitiram a negociação de dívidas, emissão de 2ª via, tarifa social e titularidade de contas. Além disso, serviços de corte de cabelo foram oferecidos, permitindo que as pessoas saíssem do evento com um visual renovado.

A Escola Dodd promoveu atividades pedagógicas para as crianças presentes, enquanto o SINE ofereceu informações sobre seguro-desemprego e vagas de emprego. A Guarda Municipal realizou uma campanha educativa e cadastramento para vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. 

Pessoas atendidas


Futuras Ações

Imagem ilustrativa da imagem Ação Social promovida pela Maranata atraiu mais de dez mil pessoas em Vila Velha
Foto arquivo ICM

Com o sucesso do evento em Terra Vermelha, a Igreja Cristã Maranata já planeja novas ações para os próximos meses, reforçando seu compromisso com o bem-estar social e o apoio às comunidades carentes.

O pastor Ronaldo Ramos Júnior expressou sua satisfação com o sucesso da ação, reforçando o compromisso da Igreja Cristã Maranata em promover ações que beneficiem a comunidade e contribuam para uma sociedade mais justa e saudável. “Nossa missão como igreja não é apenas levar o evangelho; devemos cuidar uns dos outros. Por isso, a Igreja Cristã Maranata está sempre atenta às necessidades daqueles que estão ao nosso redor”, afirmou.

O pastor e secretário-geral e membro do Conselho Presbiteral da ICM e Coordenador do Mutirão, Luiz Eugênio, também participou da ação e falou sobre a importância de dar assistência à população. “As próximas ações têm endereços marcados e estão previstas para acontecer no município da Serra e Vitória, onde também temos uma população muito carente. Nosso objetivo é realizar mais duas ações ainda este ano, como essa, e poder ajudar muito mais pessoas”, concluiu Luiz.

Imagem ilustrativa da imagem Ação Social promovida pela Maranata atraiu mais de dez mil pessoas em Vila Velha
Foto arquivo ICM

ICM NAS REDES SOCIAIS

Cultos diários pelo YouTube às 20h

Youtube: igrejacristamaranataoficial

Facebook: IgrejaCristaMaranata

Instagram: igrejacristamaranata_oficial

RÁDIO MAANAIM 24 HORAS

radiomaanaim.com.br

Aplicativo disponível para 

Android e IOS.