Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

CVV completa 40 anos de apoio emocional e prevenção do suicídio

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (10)

Voluntária Selma | 10/06/2024, 13:13 13:13 h | Atualizado em 10/06/2024, 13:13

Imagem ilustrativa da imagem CVV completa 40 anos de apoio emocional e prevenção do suicídio
CVV presta serviço voluntário e atende telefonemas a fim de prevenir suicídios e prover apoio emocional para aqueles que o necessitam |  Foto: © Divulgação/Canva

No dia 04 de junho de 1984 o telefone tocou pela primeira vez no Centro de Valorização da Vida (CVV) de Vitória, e quando o telefone toca, o voluntário sabe que do outro lado da linha está alguém que precisa conversar, ser acolhido em sua dor, alguém que precisa se sentir amado.

Aos completar 40 anos no Espírito Santo, o CVV leva à diante a missão dos primeiros voluntários que criaram a instituição, em 1962, em São Paulo: prestar serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar sob total sigilo e anonimato.

Assim tem sido no CVV Vitória, instituição que completa 40 anos de existência. Fundada em 1984 na capital capixaba, começou a funcionar com 27 voluntários, que participaram de um curso ministrado por um casal de voluntários de São Paulo.

Em 1992, o posto foi transferido para nova sede, no bairro Jucutuquara, também em Vitória, na rua Alberto Torres, 153, ao lado do IFES, onde funciona até hoje. A nova sede foi construída em regime de mutirão pelos voluntários. Desde sempre, a instituição se mantém com as contribuições que os voluntários fazem e com eventos organizados para arrecadar fundos.

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, de âmbito nacional, e é reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973.

Atualmente, o CVV faz mais de 3 milhões de atendimentos anuais em todo o Brasil. São 3.500 voluntários presentes em 20 estados, além do Distrito Federal. Oferece atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou pessoalmente. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, cursos e grupos de apoio aos sobreviventes do suicídio.

Ao longo dos últimos 40 anos em Vitória – e de 62 anos no Brasil –, o CVV passou por transformações, tanto do ponto de vista tecnológico quanto em relação à filosofia do trabalho, porém manteve sempre o foco na sua principal proposta: acolher incondicionalmente as pessoas, sem julgar, condenar ou dar conselhos; acolher com amor e empatia.

O voluntário do CVV é um amigo temporário e desconhecido que está pronto para ouvir o outro para que ele possa compartilhar os seus mais profundos sentimentos. A missão do CVV é acolher o ser humano, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Venha ser voluntário do CVV, acesse cvv.org.br/inscrição-voluntario e preencha seus dados. É preciso ser maior de 18 anos, ter disponibilidade para fazer um curso de capacitação e seleção de voluntários que acontece 3 horas por semana, ter disponibilidade para fazer pelo menos um plantão semanal e participar de reuniões mensais para o aprimoramento do trabalho e capacitação contínua.

Conheça nossas redes sociais no Instagram, YouTube, Facebook, Tik Tok, Linkedin e Twitter. Siga, curta e compartilhe nossos conteúdos, assista nossos vídeos, escute os podcast e venha trabalhar conosco!

Imagem ilustrativa da imagem CVV completa 40 anos de apoio emocional e prevenção do suicídio
Selma é voluntária e coordenadora do CVV Vitória |  Foto: Acervo pessoal

SUGERIMOS PARA VOCÊ: