Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Catedral de Notre-Dame: da origem até sua reabertura

Confira a coluna desta terça-feira (10)

Manoel Goes Neto | 10/12/2024, 15:13 h | Atualizado em 10/12/2024, 15:13

Imagem ilustrativa da imagem Catedral de Notre-Dame: da origem até sua reabertura
Manoel Goes Neto é escritor, produtor cultural e diretor no Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV)

A Catedral de Notre-Dame, uma das mais famosas catedrais da França, está localizada na Ilê de la Cité, ilha no curso do Rio Sena, que passa pela cidade de Paris. A catedral possui arquitetura gótica, e sua construção estendeu-se por quase 200 anos.

Atualmente, é um dos principais pontos turísticos da França e é um local que foi palco de uma série de acontecimentos da história francesa e mundial.

A Catedral foi atingida por um incêndio em 2019, que causou muita destruição e demandou uma reforma milionária à França. O restauro fiel da arquitetura medieval gótica custou 4,5 milhões de reais. A igreja foi reaberta oficialmente no último dia 7 de dezembro, após cinco anos de restauração.

A Catedral de Notre-Dame foi construída por decisão de Maurice de Sully, um bispo de Paris. Esse bispo foi eleito para a função em 1160 e decidiu construir uma catedral maior para a cidade. A nova catedral proposta foi nomeada de “Notre-Dame” como uma homenagem à Virgem Maria (Notre-Dame, em francês, significa “Nossa Senhora”).

A Catedral de Notre-Dame é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. Suas torres oferecem uma vista incrível de Paris. Em seus oito séculos de história, a Catedral de Notre-Dame foi reformada em várias ocasiões, sendo a mais importante em meados do século XIX.

A França é considerada “filha primogênita” da Igreja, pois, com o batismo de Clóvis, rei dos francos, tornou-se o primeiro reino nominalmente cristão da Europa. A Catedral de Notre-Dame de Paris começou a ser construída em 1163. A data de conclusão veio quase 200 anos depois, em 1345.

A arquitetura da catedral representa boa parte da sua fama. Notre Dame de Paris é considerada uma das maiores obras de arquitetura gótica e romanesca do mundo.

Consagrada na virada do século VII, a Catedral de São Dômnio, na Croácia, é considerada a mais antiga do mundo a utilizar ainda sua estrutura original, sem sofrer nenhuma reforma completa ao longo dos séculos. A estrutura em si, construída em 305 para ser o mausoléu do Imperador romano Diocleciano, é a segunda mais antiga estrutura utilizada ainda hoje por uma catedral cristã.

A catedral gótica mais famosa do mundo, cuja construção começou há mais de 860 anos, após sofrer um incêndio devastador em 15 de abril de 2019, é um símbolo da França e de Paris. Foi meticulosamente restaurada, com uma nova torre e abóbada de nervuras, seus arcobotantes e gárgulas de pedra esculpida retornaram à sua glória passada e as decorações de pedra branca e ouro brilhando mais do que nunca.

A cerimônia de reabertura foi conduzida pelo presidente francês Emmanuel Macron, anfitrião do evento, junto com a primeira-dama Brigitte Macron. Eles receberam autoridades e convidados na área externa do monumento. Em seguida, acompanharam a procissão liderada pelo arcebispo Laurent Ulrich, que bateu nos portões da catedral por três vezes, reabrindo simbolicamente o templo histórico, com os seus sinos voltando a tocar.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: