Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Pulga atrás da orelha na Serra

Coluna foi publicada no sábado (14)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 17/09/2024, 10:39 10:39 h | Atualizado em 17/09/2024, 10:39

Imagem ilustrativa da imagem Pulga atrás da orelha na Serra
Renato Casagrande participou de caminhada e declarou apoio a Weverson Meireles (PDT) na Serra |  Foto: A Tribuna

Pela primeira vez nas eleições municipais de 2024, o governador Renato Casagrande (PSB) participou de uma caminhada com um candidato que apoia. Com o 12 de Weverson Meireles (PDT) estampado no peito, saiu com o candidato e com o prefeito Sergio Vidigal (PDT) pelas ruas serranas. No momento atual, pesquisas estão colocando Weverson com quase 20% das intenções de voto na cidade. Cabe lembrar que meses atrás, as intenções de voto do pedetista não chegavam a 5%.

Desde então, em uma série de caminhadas pela cidade e um esforço em vincular a própria imagem a de Sergio Vidigal, com posts, citações em entrevistas — em sabatina da TV Tribuna, de 20 minutos, citou o nome do prefeito em 10 oportunidades —, Weverson se vê, pela primeira vez, com chances reais de ir ao 2º turno. Começou a fazer com que a oposição ficasse com pulga atrás da orelha.

Foi antes do previsto

Nos bastidores, a possibilidade de Renato Casagrande caminhar com Weverson na Serra estava sendo desenhada para acontecer somente no 2º turno, mas pela importância encarada pelo grupo ligado ao prefeito Vidigal para que o pedetista cresça mais e consiga chegar ao 2º turno, o governador decidiu tomar a decisão antecipada.

E agora, deputado?

Chama atenção, porém, que na Serra o deputado e candidato Pablo Muribeca (Republicanos) é aliado de Casagrande, e vota praticamente tudo junto ao governo na Assembleia Legislativa. Durante a sabatina promovida pela TV Tribuna, inclusive, Muribeca fez questão de destacar que caso eleito, o diálogo com o governo seria constante.

Está aquecendo o gogó

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), tem frequentado as feiras livres não só para pedir voto em campanha, mas para cantar! Aqueceu o gogó cantando forró com seus apoiadores. “Ele precisa aquecer mesmo a voz para pedir tanto voto”, brincou um secretário de governo.

Melancia

O candidato à Prefeitura de Cariacica Ivan Bastos (PL) criticou nomes da sua própria legenda que anunciaram apoio ao atual prefeito da cidade, Euclério Sampaio (MDB). O bolsonarista chamou de “candidatos melancia”.

“Eles são melancia, sempre estão onde o dinheiro está, sempre vão onde os cargos estão. Eu detectei dentro do PL pessoas que classifico assim, estão dentro do PL, mas demonstram outra coisa”, destacou.

Conservadorismo marca passagem de Michelle

As carreatas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no Estado, que envolveram as cidades de Colatina, Linhares e Vila Velha, foram marcadas pelo discurso conservador. Em Vila Velha, com Ramalho (PL), ela destacou que “o Brasil é de direita”. “Deus é maravilhoso e o Brasil é de direita. O País é conservador, doa em quem doer”. No próximo dia 30, o marido e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Vila Velha para apoiar Ramalho.


Galeria

Boné da moda no Estado

O boné com a letra M que Pablo Marçal (PRTB), candidato à Prefeitura de São Paulo popularizou, tem feito sucesso também no Espírito Santo. E não só entre candidatos do PRTB. Até integrantes das campanhas de Arnaldinho (Podemos) e Weverson (PDT) confeccionaram bonés com as iniciais dos dois.

Políticas para mulheres

A convite da deputada Jack Rocha, João Coser (PT) participou de uma reunião virtual com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Coser aproveitou a oportunidade para discutir as propostas de políticas para mulheres na capital.

Mutirão presidencial

O presidente do Podemos estadual, deputado federal Gilson Daniel, tem feito mutirões de apoio a candidatos aliados. Este final de semana estará em Marechal Floriano, São Mateus, Ibatiba, Guaçuí e São José do Calçado. A meta do Podemos é em 2025 ter cerca de 15 prefeitos no Espírito Santo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: