Pendência é estratégia política
Coluna foi publicada no domingo (19)
Atualmente, a esquerda em Cariacica tem discutido se lança o nome de Célia Tavares (PT) ou de Heliomar Novais (PV). Os dois partidos fazem parte de uma federação, portanto, é preciso que seja somente um dos nomes. Célia teria a preferência, por já ter chegado ao 2º turno em 2020 e por fazer parte do quadro de um partido maior. Inclusive, ela já tem tocado uma pré-campanha, mesmo sem a decisão final.
No entanto, essa indecisão por nomes teria, nos corredores, um mentor: o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que vai concorrer à reeleição. Acontece que o ex-vereador César Lucas, presidente do PV que acabou de ter mandato cassado na Câmara era líder de governo de Euclério. Em jogada política, portanto, Euclério e César teriam colocado o nome de Heliomar no meio de campo no intuito de “atrapalhar” a vida de Célia, a oponente da gestão atual nas eleições.
Veredito de Brasília
Por conta do impasse, a informação que circula é de que a decisão final virá de Brasília, em favor de Célia. Enquanto isso, Euclério, além de ter a maior coligação na Grande Vitória, recebeu também o apoio do Projeto Político Militar (PPM), que é considerada a ala política dos militares no Espírito Santo. Cabe lembrar que Euclério é policial civil aposentado.
Próximos passos
Com a saída do presidente Marcelo Santos do Podemos, o mercado político já começa a especular possíveis destinos para ele. Nos bastidores, a expectativa atual é de que ele integre o quadro ou do União Brasil, presidido pelo secretário de Meio Ambiente do Estado, Felipe Rigoni, ou do PRD, este último, inclusive, já é comandado indiretamente por ele.
Juntos no governo e futebol
O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), botafoguense, comemorou a classificação do Glorioso às fases finais da Libertadores. Registrou a comemoração ao lado do secretário de Economia, Álvaro Duboc, outro botafoguense. “Mazinho está na base do governo na política e futebol”, brincou uma fonte.
Mais saídas?
Além da saída de Marcelo Santos do Podemos, um dos nomes que pode em breve deixar o partido é o do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.
Ele esteve, até o final da última janela partidária com quase os dois pés dentro do PP, mas a presença do ex-prefeito Neucimar Fraga, nos bastidores, teria atrapalhado o processo. A saída de Marcelo seria por discordâncias da liderança de Gilson Daniel. Arnaldinho também teria atritos com o deputado.
Anúncio de pré-candidato balançou tabuleiro
O lançamento da pré-candidatura do deputado Theodorico Ferraço (PP) em Cachoeiro de Itapemirim pegou até mesmo os membros do partido de surpresa. Internamente já se sabia que ele faria o lançamento, mas não quando. Nas ruas de Cachoeiro corre a informação de que o PL, partido que disputa com o PP a fatia de votos da direita na cidade, não teria gostado do movimento. Ferraço e o senador Magno Malta (PL), nos bastidores, teriam atritos políticos.
Galeria
PSD em Colatina
O presidente do PSD e pré-candidato à Prefeitura de Colatina, Renzo Vasconcelos tem feito reuniões e já nesta semana ampliará os movimentos e os debates para a construção do plano de governo.
Intercâmbio político
O pré-candidato à Prefeitura de Vila Velha Alexandre Ramalho (PL) esteve em São Paulo para uma espécie de “intercâmbio político”. Segundo ele, a viagem foi para conhecer tecnologias que agregam à segurança pública.
De volta ao palácio
O governador Renato Casagrande (PSB), após passar alguns dias nos Estados Unidos participando de eventos de inovação, reassume o Poder a partir desta semana. Neste período, o governador em exercício foi Ricardo Ferrraço (MDB).
Dellagnol no Estado
O ex-procurador da República, Deltan Dallagnol esteve no sábado (18) em Vitória para participar de evento do Novo. Dellagnol é embaixador do partido.