Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Disputa por cabo eleitoral

Coluna foi publicada nesta terça-feira (17)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 17/09/2024, 11:20 11:20 h | Atualizado em 17/09/2024, 11:20

Imagem ilustrativa da imagem Disputa por cabo eleitoral
Disputa para ter Casagrande como cabo eleitoral na capital é grande. Recentemente, o governador apresentou Luiz Paulo como "nosso candidato em Vitória" para uma expositora presente na Feira Nacional do Artesanato Capixaba |  Foto: Fábio Nunes / AT

“Luiz Paulo, nosso candidato a prefeito em Vitória”. Foi desta forma que o governador Renato Casagrande (PSB) apresentou o tucano para uma das expositoras presentes na Feira Nacional do Artesanato Capixaba no último final de semana. No mesmo vídeo, postado nas redes sociais de Luiz Paulo, há a seguinte legenda: “aquele cabo eleitoral de elite”. Além disso, o tucano aproveitou para tirar fotos com o governador.

O vídeo pode parecer somente cordialidade entre o socialista e Luiz Paulo, mas é mais simbólico do que parece. Mesmo sem ter saído ao lado do tucano em campanha com o 45 no peito — como fez na Serra, com Weverson Meireles —, o PSB de Casagrande está na coligação de Luiz Paulo, bem como o MDB, do vice-governador Ricardo Ferraço. Mesmo não significando apoio oficial, faltando menos de 20 dias para o pleito, estar mais perto do governador é importante para o tucano.

Petista na outra ponta

João Coser (PT) também continua na briga para ter apoio de Casagrande. Amigo pessoal do governador, é aliado do socialista e o apoiou abertamente na reeleição em 2022. Apesar de não acreditar que terá apoio do governo no 1º turno, caso vá ao 2º contra o prefeito Pazolini (Republicanos), a expectativa é de que o socialista esteja no palanque dele.

Problemas para decidir

Após idas e vindas sobre candidatura do PT em Linhares, na última semana, quando Galego (PT) recuou da disputa, o nome favorito era do ex-deputado Zé Elias. Entretanto, ao que parece, o PT não deve mesmo ter candidato na cidade. A informação é da presidente, Tereza Brandão. Caso não lancem nome, a sigla já decidiu por não apoiar ninguém.

Nocauteando desemprego

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, tirou o blazer, arregaçou as mangas da camisa e deu uma de boxeador na última feira da Acaps. “É o Estado nocauteando o desemprego. Segmento de alimentação tem contribuído para isso”, disse o fã de Rocky Balboa.

Maquiagem

A candidata à Prefeitura de Cariacica Célia Tavares (PT), durante sabatina promovida pela TV Tribuna respondeu ao prefeito Euclério Sampaio (MDB), que disse, durante sua entrevista, que o PT era “o mesmo” dos oito anos do governo Helder Salomão (PT) e que a candidatura de Ivan Bastos (PL) era “a do ódio”.

“Ele tem dito isso, então eu quero dizer que o governo dele é da maquiagem. Ele fala de um jeito, mas as coisas na cidade são de outro”.

Prefeito tem sido “o atacante” de candidata

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB), tem sido a peça no tabuleiro de Lorena Vasques (PSB), que é a candidata para sucedê-lo. Victor tem gravado série de vídeos criticando declarações de opositores, sobretudo Diego Libardi (Republicanos). Em determinado momento, quando uma seguidora diz que não gosta de um candidato criticando outro, Victor responde: “Ainda bem que não sou candidato”. Briga segue quente na cidade!


Galeria

Climão na Assembleia

O deputado Hudson Leal (Republicanos) tem demonstrado cada vez mais seu descontentamento com o candidato à Prefeitura da Serra Pablo Muribeca (Republicanos). Durante sessão, mostrou conteúdos que vão de encontro com os posicionamentos de Muribeca. Hudson tem sugerido que não basta ser do mesmo partido para ter o apoio dele.

Climão na Assembleia II

Além de não apoiar Muribeca na Serra, Hudson Leal não apoia Lorenzo Pazolini em Vitória, outro correligionário. Na Serra apoia Audifax (PP) e em Vitória, Assumção (PL).

Problemas para disputar

O prefeito de Montanha e candidato à reeleição André Sampaio (PSB) teve a candidatura indeferida pela 38ª Zona Eleitoral de Montanha, por improbidade. O socialista já recorreu ao TRE-ES sobre a decisão.

Contagem regressiva

Faltam 19 dias para o 1º turno das eleições municipais.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: