Centro-direita tem preferência
Confira a coluna
Após o fim do processo eleitoral, é possível afirmar que a centro-direita foi a grande vencedora entre os capixabas. Fora desse campo, o PSB, partido do governador Casagrande, foi o que mais elegeu prefeitos (21). Foi seguido pelo PDT, outro partido que representa a esquerda e fez quatro prefeitos.
Todas as outras siglas englobam o espectro de centro-direita, e vão governar para mais de 2 milhões de pessoas. Os maiores destaques nesse campo foram o PP (12), Podemos (11) e Republicanos (8). Além disso, há outros partidos como o PSD e União Brasil, no mesmo espectro político.
O PL, por sua vez, não teve resultado tão expressivo nas prefeituras, fez apenas cinco prefeitos, mas os bolsonaristas acreditam que nas eleições de 2026, a depender da situação eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a história pode ser outra para cargos estaduais e federais.
De olho no futuro
Há muito o que acontecer até 2026, mas interlocutores já têm questionado em quais projetos as siglas estarão. Se tratando das que mais fizeram prefeitos: Republicanos tem projeto alternativo ao do governador; PP é da base, mas existem dúvidas sobre até quando. Somente o Podemos, de Gilson Daniel, continua de “corpo e alma” com o governo.
Discurso já mudou
Em meio aos indicativos de que o vereador Anderson Goggi (PP) deve ser o escolhido para a presidência da Câmara de Vitória, o próprio discurso dele na tribuna da Casa tem mudado, pedindo diálogo e equilíbrio. À coluna, até mesmo vereador do Republicanos, partido que também se interessava pela vaga, já admite que hoje, Goggi é o nome da vez.
Energia dele não acabou
O prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), pegou uma bicicleta — repleta de adesivos do número de urna 12 —, para agradecer os votos que conseguiu da população serrana. “Queremos toda essa energia também para administrar a cidade”, brincou um seguidor.
Mistério
O filho do prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT), Sergio Vidigal Júnior, publicou uma foto com Weverson Meireles (PDT), Casagrande (PSB) e seu pai, nesta ordem. A legenda é misteriosa: “Qual das afirmações se encaixa melhor: prefeito, governador e futuro governador; ou futuro prefeito, governador e prefeito?”
Para Sergio Vidigal Júnior, a possibilidade do pai, atual prefeito, ser uma possibilidade ao governo do Estado, existe.
Acabou a eleição, mas disputas veladas seguem
Atualmente existem dois grupos definidos em Aracruz. Um é do prefeito reeleito Dr. Coutinho (PP), o outro é ligado ao deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos). O parlamentar, que não disputou a eleição, tem se reunido com vereadores que foram eleitos e que não venceram para manter aliança, pensando em 2026. Nos bastidores, haveria disputa velada entre Alcântaro e a filha do prefeito, Jeesala (MDB), que avalia candidatura à Assembleia.
Galeria
Opositor não apareceu
O prefeito eleito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP), promoveu encontro com vereadores da atual legislatura e da próxima. Um dos únicos que não se fez presente foi Léo Camargo (PL), que disputou a prefeitura contra Ferraço e ficou em 2º lugar.
Estão descontentes
Alguns dos prefeitos que se elegeram pelo PL em outubro estariam descontentes com a sigla, pensando até mesmo em mudanças. Alegam que não tiveram apoio suficiente.
Não é unanimidade
Apesar de Lelo Couto (MDB), presidente da Câmara de Cariacica, ser favorito para continuar no cargo, existe vereador que prefere que a Casa tenha novo nome em 2025.
Próximos passos
O nome do presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet (PP), tem sido estudado para ser secretário em prefeituras fora de Vitória.